SOS ARGUMENTO

O Argumento precisa de sua ajuda. Faça uma doação para a C/C 07212 6, Agência 4570, Banco Itaú.

Contato - jornalargumento@yahoo.com.br


10/08/2010

EDITORIAL

EDITORIAL
Resposta ao Jornal Aqui (Para o Aqui, o Argumento não tem ética e nem responsabilidade).

Primeiramente, é de se esclarecer que notas de redação são meios de defesa e esclarecimento que os jornais e demais publicações dispõem para avisar os seus leitores de que está havendo desinformação ou má-fé no alegado em matérias ou opiniões de políticos ou quaisquer outras pessoas, sem esquecer, claro, que servem também para agradecimentos.
Sabemos que um vereador tem imunidades, isto é, pode falar o que quiser dentro do município que o elegeu. Esta imunidade é importante no sentido de revelar o político que se tem para a população e, principalmente, aos eleitores que o elegeram. Quando um vereador aproveita deste escudo legal para declarar inverdades e querer prejudicar a credibilidade do próximo ou de um veículo de informação, como o jornal Argumento, ele está mostrando do que é capaz quando está no poder. Nesse caso ele utiliza da imunidade para exercer seu poder ilimitado contra aqueles que lhe questionam. Agindo assim, ele deixa de lado a ética e todos que esperam dele um comportamento leal.
Para uma pessoa conversar com a outra ou até mesmo ser amiga, ela não precisa, necessariamente, torcer para o mesmo time; professar a mesma religião; ter a mesma opção política. Levar divergência política, religiosa ou qualquer que seja para o campo pessoal é perda de tempo e, na política, é querer o papel de vítima. Podemos ser mais, podemos falar de política sem falsas acusações; podemos falar de religião sem praticar terrorismo; podemos gritar gol com todos os pulmões sem participar de torcidas organizadas; podemos enfim evoluir nos nossos relacionamentos.
O jornal Argumento utiliza, sempre que necessário, notas de redação, na edição passada não foi a primeira vez que este recurso foi utilizado, o que também não importaria se o fosse.
O objetivo das notas de redação, na edição passada, foi avisar os leitores de que aquele vereador entrevistado estava mal informado ou agindo de má-fé em suas respostas, que, aliás, eram mais ataques ao jornal e ao editor do jornal do que informações aos leitores e eleitores sobre os rumos da nossa cidade e os trabalhos da Câmara. É de boa política lembrar que os vereadores que já foram entrevistados, tanto os da situação quanto os de oposição, responderam as perguntas em vez de atacar o jornal e seu editor. Voltando às notas de redação, uma delas, talvez a principal, foi utilizada pelo Argumento quando o vereador quis desacreditar a nossa publicação falando que o site de Rio Preto na internet, que tem como um dos proprietários o editor deste jornal, teve sua verba cortada pela atual administração. Para este ataque dirigido ao Argumento e a seu editor, fizemos uma nota de redação esclarecendo à população que lê nosso jornalzinho de que o vereador estava mal informado ou agindo de má-fé. Informamos também, naquela nota, que o site de Rio Preto nunca recebeu dinheiro desta Administraçao ou da passada. Lembrando que foi uma pena não ter havido esta parceria site e prefeitura, pois nossa cidade poderia estar sendo divulgada em circuitos turísticos – o que aqueceria o nosso comércio (bares, restaurantes, feira na praça etc), trazendo dinheiro para nossa cidade sem depredação ambiental.
Fica dada esta resposta ao jornal Aqui e, principalmente, aos leitores do Argumento que sempre buscam em nossas páginas notícias sobre o meio ambiente, literatura, crônicas riopretanas e, em matéria de política, notícias desvinculadas dos cofres públicos, pois, como gostamos de repetir, o nosso jornalzinho não publica matéria paga e faz questão de ser o contraponto da notícia oficial, o que para nós vêm a definir bastante o que seja um comportamento ético. Ou ética, para o jornal que nos questiona (ou para o vereador que provavelmente estava por trás daquelas linhas), seria a incondicional defesa dos que estão no poder? Ou ética é passar quatro anos louvando a administração anterior e no dia seguinte, com o novo prefeito, dizer que a cidade estava um caos? Mudou o jornal ou mudou a cidade? Ou ética é fazer da imunidade uma arma rasteira contra jornais e pessoas? Não precisa ser conhecedor de filosofia ou sociologia para saber que ética é constituída de princípios, e princípios não mudam de quatro em quatro anos, bem como não se enfraquecem diante de imunidades.
Então é isso aí, um abraço aos leitores do Argumento e do Aqui. Sigamos em frente. Cada um com suas conclusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate