SOS ARGUMENTO

O Argumento precisa de sua ajuda. Faça uma doação para a C/C 07212 6, Agência 4570, Banco Itaú.

Contato - jornalargumento@yahoo.com.br


8/22/2011

NOTÍCIAS DE RIO PRETO

SANTA CASA SOFRE DO ÓBVIO

Até quando a Santa Casa vai resistir? Resistir à falta de vontade política dos nossos administradores, em primeiro lugar. O que falta para a Santa Casa é um provedor que não faça o discurso do prefeito, mas a defesa daquele hospital. E a defesa da Santa Casa é por repasses da prefeitura.
           
O que não dá mais para aceitar é a escolha de provedores que façam o discurso da prefeitura, mas não dos serviços de saúde que a Irmandade presta. Isto é, falta à Santa Casa um provedor que diga, enquanto provedor, o quanto a prefeitura deixa a desejar em saúde pública quando abandona este que é o nosso único hospital.  Um provedor que reveja o contrato da Santa Casa com o laboratório ali existente. Um provedor que envolva a população não só em campanhas donativas, mas que mostre à população as contas, os contratos e a participação quase inexistente da prefeitura. Ou seja, um provedor para defender a Santa Casa junto à prefeitura, mas não para acobertar o descaso e a omissão da prefeitura.

Abaixo, só para ilustrar, trouxemos algumas prefeituras que estão realmente fazendo pela saúde dos seus habitantes. 
Agra dos Reis-RJ. Mês de maio. Prefeitura assume várias despesas daquela irmandade e passa a ajudar de forma decisiva a Santa Casa. Conceição do Almeida-BA. Mês de julho. Prefeitura passa a administrar sua Santa Casa. Assume uma dívida de mais de R$ 1 milhão e reinaugurou aquele hospital. Olímpia- SP. Mês de julho. O vice-prefeito Gustavo Pimenta afirmou durante entrevista concedida à imprensa, quando assumia como interventor da Santa Casa de Misericórdia de Olímpia, que a medida não vai prejudicar os funcionários do hospital e muito menos implicar em demissões. “Muito pelo contrário, nós precisamos deles, eles são a alma do hospital e devem ser ainda mais valorizados”, afirmou. Guapé-MG. Mês de julho. A Prefeitura de Guapé assumiu a direção da Santa Casa após o presidente do hospital, Lourival dos Santos, renunciar ao cargo. O motivo seria porque não há médicos trabalhando no local nos finais de semana. Agora, o município pretende pagar as dívidas da instituição e garantir o atendimento no único hospital da cidade, que tem 13 mil habitantes.


PALESTRA SOBRE LIXO NO FUNIL
                    por Célia Regina Ribeiro Vaz

Foi realizada no dia vinte e cinco de junho,na Escolinha do Funil,palestra sobre os temas: Decompostagem e Construçao de Biodigestores: Geração de Renda a Partir dos Resíduos Orgânico e Inorgânico.A palestra foi proferida pelo Biólogo e Professor Roberto Guião de Souza Lima Jr.,atualmente lecionando na Engenharia Ambiental da UNIFOA ,em Volta Redonda,e com vários projetos na
área de reaproveitamento de resíduos.A palestra foi organizada pela Associação dos Artesãos do Povoado do Funil - AAPF,com o apoio do IAVARP - Instituto Ambiental Vale do Rio Preto,com o intuito de conscientizar a Comunidade em relação ao lixo que produz
- e já que o lixo na Vila Funil é recolhido apenas duas vezes por mês.
       
Cerca de trinta pessoas compareceram,entre Comunidade e Entorno,e ouviram dicas preciosas sobre como tratar o lixo doméstico de forma lucrativa num enfoque moderno (e urgente!) que considera esse lixo não como algo sem valor a ser descartado,mas como matéria prima,seja para ser simplesmente vendida para reciclagem,seja para produção de adubos agrícolas,biogás,como componente de concreto armado,e tantos outros.

Falou-se também dos perigos dos lixões a céu aberto,sem tratamento adequado,contaminando solos e atmosfera.Ao final,o Professor Roberto disponibilizou apostilas com projetos detalhados para construção de biodigestores para serem copiadas por interessados;e a gente aprendeu que,é só com ciência e consciência,que podemos cobrar não só das autoradades que façam o que lhes cabe,mas também cobrar de nós mesmos a parte que nos cabe para minimizar os problemas do lixo.

Você sabia que: O estrume produzido diariamente por quatro ou cinco cabeças de gado pode fornecer gás suficiente para iluminação e cozimento para uma família de 4 a 5 pessoas?
        
Obrigada e tenham um bom dia.              

EXPOSIÇÃO VEM AÍ, PREPARE O BOLSO.

A Exposição está aí. Será que a cobrança vai continuar? Provavelmente sim. A dúvida é se teremos uma portaria alta, como vem sendo. Só pra lembrar, a nossa vizinha Santa Bárbara não cobra dos seus moradores e dos visitantes que lá vão prestigiar o aniversário da cidade. Isso mesmo, não pagam nada para assistir, por exemplo, a dupla sertaneja Gian e Giovani. Já aqui, para curtir o show da mesma dupla, tivemos uma portaria salgada.

Está certo o vereador Wellington quando fala que falta organização e, principalmente, um espaço adequado para esta nossa festa que já foi uma das maiores da região.  

O JARDIM DAS MARAVILHAS. Adriano de Oliveira Duque

A Administração comunicou:
O Jardim vai ficar mais bonito,
Ruas estão sendo recalçadas,
Já começou o tira pedra põe pedra.
Mas, no meio do caminho têm outras pedras...
No meio do caminho têm preciosas pedras:
A criança a ser educada;
A natureza, preservada;
O emprego a ser gerado.
No meio do caminho estamos nós;
No meio do caminho está você,
Que não aceita cal nem marretadas.


ALÔ, RIO PRETO!

Maria Teresinha Cruz de Oliveira. email matecruzoli@gmail.com
mensagem = Minha família pelo lado paterno é de Rio Preto. Meu pai era Fernando da Glória Coutinho Leal, sendo filho de Sebastião Olegário Leal e Julita Coutinho Leal. Tenho uma foto de meus bisavós, da família Coutinho, sei que o nome de minha bisavó era Balbina e era alemã, mas não sei mais nada sobre eles. Como poderia descobrir mais sobre minha família...Nasci em Barra do Piraí e ao ser batizada foi meu padrinho Dom Altivo Pacheco Ribeiro, então Bispo de lá e amigo da família de meu pai.. Se alguém pudesse me ajudar, ficaria muito agradecida. Grata pela atenção.

FALECIMENTO, por Alice.

Aos cinco dias do mês de julho, faleceu o Sr. Dolôr Thomé de Freitas, com noventa e um anos de idade. Ele partiu deixando no coração de seus familiares e amigos a dor de uma grande saudade. O sítio São Jorge, onde ele residia ao lado de sua família, está de luto. Ele contava muitas histórias sobre o nosso Rio Preto. Cito aqui algumas, como por exemplo: o movimento das lavadeiras nas Três Biquinhas, as bonitas palmeiras ao redor do jardim, as estradas de chão, quase sem condições dos carros de bois passar, pois estes é que traziam para os armazéns o feijão, o arroz e outros. Contava-nos também que não havia energia elétrica, tudo tinha que ser feito durante o dia. Quando anoitecia a escuridão fazia medo. O Sr. Dolôr falava com muito entusiasmo da Banda Furiosa, que animava a praça do nosso Rio Preto. Estudou no Grupo Escolar, com a saudosa professora Dona Dagmar Raymundo Magalhães, que lhe dava muitos conselhos para não fugir da escola. Ele fugia muito para acompanhar o seu pai, que era boiadeiro. Gostava muito de matemática, no cálculo mental era nota dez. Era amigo de todos, ficava feliz quando recebia visita e sempre oferecia um cafezinho, isto era sagrado. E assim ficará gravado na nossa mente boas recordações do Sr. Dolôr. Querido papai, que os anjos te acolham junto de Deus. Sua filha, Alice.
Adeus.

JORNAL O GRITO COMENTA EDITORIAL DO ARGUMENTO

Muito bom o editorial do jornal Argumento em sua última edição março/abril. A foto do uso indevido da retro da prefeitura para serviço particular, ainda mais em se tratando de que o beneficiário é um vereador, é uma constatação lamentável de que o uso do cachimbo faz mesmo a boca ficar torta. Isso se falar que é uma atitude de uma cara de pau sem precedentes, que só mesmo com muito óleo de peroba é capaz de lustrá-la a ponto de continuar a sorrir e dar de ombros como se nada tivesse acontecido. Se denunciar irregularidades vergonhosas como essa é tida como “perseguição”, que vocês do Argumento continuem “perseguindo” a todos esses “maus políticos”. O péssimo exemplo demonstra como esses aprendizes e infantes de política só sabem olhar para os seus próprios umbigos. Parabéns, Argumento!

OUTRAS NOTÍCIAS
 

Mulher mais velha do mundo, brasileira morre aos 114 anos.
Belo Horizonte (MG) - A mineira Maria Gomes Valentim - reconhecida pelo Guinness Book como a mulher mais velha do mundo - morreu na madrugada do dia 21 de junho, aos 114 anos, na cidade de Carangola, localizada a 360 quilômetros de Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate