SOS ARGUMENTO

O Argumento precisa de sua ajuda. Faça uma doação para a C/C 07212 6, Agência 4570, Banco Itaú.

Contato - jornalargumento@yahoo.com.br


11/06/2011

NOSSA EDUCAÇÃO

Professor não deveria ser chamado de educador

Pesquisa. Professora Virgínia Almeira Ferreira. Fonte. Jornal Super Notícias. Eduardo Aquino.
 
           Nunca me conformei com a denominação “educador” que passou a ser usada para designar profissionais que atuam em escolas, colégios e comunidades escolares.
            Sou da época em que professor era mestre e despertava sentimentos como respeito, admiração e até temor. Antes de tudo era uma das autoridades que desde cedo aprendíamos a respeitar, assim como os pais, avós e tias, a quem pedíamos “bênção” bem como respeitávamos a todos os adultos e mais velhos. Infração grave era desrespeitar, gritar e quase impensável agredir, uma pessoa mais velha, os pais ou um professor. Ato intolerável, e uma sequência de punições inevitavelmente seria imposta, sem que houvesse necessidade de estatutos, conselhos tutelares, ou qualquer entidade semelhante, fora o antigo “juiz de menores” para os sempre existentes infratores e marginaizinhos.
            Havia uma ética, uma moral, uma sociedade em que determinados valores era transferidos de geração a geração e crescíamos ainda que com pais distantes, severos e provedores e mães presentes, bravas ou afetivas e professores com vocação e estimulados, impondo respeito e transferindo conteúdo, dando “bomba” para os maus alunos e passando os dedicados e capacitados. A fórmula era simples, não havia o psicologismo dos anos 80 “não puna seu filho” nem o passar de ano automático e por decreto.
            Pais educavam! Impunham limites, regras, valores, crenças. Nem sempre corretas, às vezes autoritárias, que à medida que envelheciam iam afrouxando, se tornando mais afetivos e próximos. Mas antes de qualquer coisa, mantinham as regras curtas!
            O professor exigia, cobrava, se doava, dedicava para aquilo que era treinado: ensinar. Transferir conteúdo, conhecimento da maneira mais pedagógica e didática possível, se pudesse mesclado com o lúdico e afetivo, mas sem perder a hierarquia e o papel de autoridade.
            Veio os anos 90, 2.000, internets, celulares, iPods, iPads, separações, famílias em mosaicos, mulheres provedoras e sem tempo para exercer a maternidade, pais acomodados e separados, que esqueceram de sua prole e da responsabilidade paterna. E para piorar professores doentes físicas e psiquicamente, arrasados, sub-remunerados, ainda são cobrados para “dar um jeito” nos semianalfabetos “passado por decreto”, deseducados e nas gangs e tribos, em meio ao bullying, violência e desrespeito, um verdadeiro “climão” pesado, uma fábrica de fazer doido e sendo cobrados para a função de educadores!
            Família educa, professor ensina, conselho tutela, policia prende, autoridade se impõe e existe para ser respeitada!
            No mais é internet, Youtube, Orkut e Facebook para lançar modismos, tenofismo, invasão de privacidade e um “mundo cão”.
            A solução está onde os problemas começam: família e escola têm que repensar! E assumir seus papéis, antes que o mundo acabe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate