SOS ARGUMENTO

O Argumento precisa de sua ajuda. Faça uma doação para a C/C 07212 6, Agência 4570, Banco Itaú.

Contato - jornalargumento@yahoo.com.br


1/08/2012

Santa Casa e Jardim. Tudo a ver.

por, Adriano de O. Duque.
         Quem não se lembra daquele movimento “SOS Santa Casa”. Ele iria tirar o nosso hospital de outra crise. Será que os seus articuladores lembram? Será que os seus integrantes lembram? Se lembram, por que não reativá-lo? Afinal, movimentos sociais em prol da saúde, meio ambiente, cultura são necessários e bem-vindos.
          Uma coisa, temos certeza: é preciso ficar ao lado da Santa Casa sempre, mas não criar movimentos, do tipo acima, com objetivos político-partidários. Aquele movimento era formado basicamente pelo grupo que vota e dá sustentação para atual Administração. E como está a Santa Casa com a atual Administração?
          Que o jardim deve ser cuidado, não se discute (E como ficou bacana os enfeites de Natal); que a Santa Casa deve ser socorrida, também não se discute. Agora, devemos discutir também os custos para os cofres públicos da reforma do jardim e, mais ainda, os ditos repasses e doações anunciados à Santa Casa. Estes precisam de uma discussão aprofundada, isto é, com apresentação de documentos etc. Assim, precisamos ir fundo para saber, por exemplo, até onde é verdade uma faixa que anuncia doação de um deputado à Santa Casa. Não faz muito, fomos enganados com uma suposta doação de R$100.000,00 feita por um deputado federal que tentava sua reeleição. As eleições passaram e este dinheiro não chegou. O nosso consolo foi que o deputado não conseguiu se reeleger.
O que queremos dizer é que precisamos estar alerta para a questão da Santa Casa, o que quer dizer estado de alerta para os oportunistas de plantão e os repasses falados, mas não comprovados.
           Quer outro exemplo, este mais recente, é aquela faixa lá na porta da Santa Casa. Esta faixa, se ainda estiver lá, agradece ao deputado Marcus Pestana. Agradece a doação de um aparelho de ultrassonografia. Sabemos que aquele hospital enfrenta há anos uma crise grave e que bem demonstra o abandono dado à nossa saúde. Sabemos que uma doação, como esta, jamais resolverá a questão. Pois, o que a Santa Casa carece é de recurso humano, em primeiro lugar. Falta, primeiramente, a valorização daqueles funcionários e a contratação de médicos, principalmente.
         Deputados, como o Dr. Mário Pestana, são pagos com dinheiro público para proporem e defenderem ideias e leis que proporcionem um sistema de saúde eficiente. Dar um presentinho para uma Santa Casa de interior, num momento de crise, não está entre as funções de um deputado. Estas doações parecem jogadas eleitoreiras e, por isso, ineficazes. Além do mais, a população paga tributos (impostos, entre outros) e a instalação de um aparelho de ultrassonografia nunca deveria ser agradecida como favor.
          É de se imaginar há quanto tempo roda esta roda gigante do nosso atraso. Bancos demolidos para depois serem reconstruídos, faixinhas eleitoreiras, discursos vazios e principalmente muitas fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate