SOS ARGUMENTO

O Argumento precisa de sua ajuda. Faça uma doação para a C/C 07212 6, Agência 4570, Banco Itaú.

Contato - jornalargumento@yahoo.com.br


7/06/2009

CARTA HOMENAGEM / JOSÉ MACHADO


Ao Dr. Guilherme Furtado Portugal, gostaria de prestar homenagens falando um pouco de sua importante atuação como engenheiro agrônomo e político na história de Rio Preto. Ao trazer para a região um posto agropecuário, não imaginávamos que tal feito traria tantos benefícios para muitas famílias na nossa cidade. Assim aconteceu com meu pai Francisco Machado de Oliveira e outros que foram admitidos como Mensalistas da Verba de Manutenção dos Postos Agropecuários.
Meu pai foi admitido em 10 de novembro de 1953, com salário mensal de Cr$ 625,00 (seiscentos e vinte e cinco cruzeiros). A partir de 1º de janeiro 1956, ele teve um reajustamento de salário, conforme o Decreto 39.017, datado de 11 de abril do mesmo ano, passando a perceber Cr$ 2.850,00 (dois mil, oitocentos e cinqüenta cruzeiros mensais).
Para falar da importância do Dr. Guilherme, foi necessário que eu relatasse o trecho acima, que fala também de meu pai, pois, naquele tempo, a nossa região não ia muito bem, porém com a chegada do Posto Agropecuário vários problemas começaram a ter soluções. Entre eles, posso citar, o fim do bichos – de – pé, pulgas, piolhos etc. Lembro que o Dr. Guilherme começou a divulgar algumas cartilhas explicativas sobre a forma de higiene e combate as pragas. Além disso, várias culturas passaram a ser cultivadas com novas técnicas de plantio, servindo de exemplo para palestras com produtores rurais.
Naquele início de administração do Posto Agropecuário, Dr. Guilherme já enxergava o ano 2000 e talvez até mais. Por isso, era difícil sua participação na política do município, pois a classe política da época era reacionária e conservadora. Mesmo assim, hoje eu posso afirmar com toda convicção que todos aqueles funcionários, inclusive meu pai, puderam ser cidadãos graças a Deus e também ao homem de visão que homenageio nesta carta. Obrigado Dr. Guilherme Furtado Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate