SOS ARGUMENTO

O Argumento precisa de sua ajuda. Faça uma doação para a C/C 07212 6, Agência 4570, Banco Itaú.

Contato - jornalargumento@yahoo.com.br


7/06/2009

RESPOSTA DO SECRETÁRIO DE SAÚDE/Joaquim Elói A. D. Bastos - Secretário Municipal de Saúde


Na edição de MARÇO/ABRIL, na página 05 (cinco), em Notícias de Rio Preto (Vale Riopretano está de volta – Seja bem – vindo!), saiu a notícia de que a Secretaria Municipal de Saúde recusou doação de remédios feitos por um centro espírita do Rio de Janeiro e que a compra de medicamentos controlados é privilegiada.
Agradecemos o espaço que nos foi concedido, passamos aos esclarecimentos.
Em janeiro/09 fomos procurados por um membro do Centro Espírita Jesus no Lar que nos ofereceu remédios, já que era costume repassar esses medicamentos ao PSF anteriormente.
Consultamos profissionais da saúde que ponderaram a recusa momentânea em virtude de não estarmos adequadamente equipados para recebê-los.
Colocamos à representante que normalizada a situação voltaríamos a receber tais medicamentos, o que já está acontecendo.
Quanto à compra de medicamentos controlados, informamos que são feitos orçamentos nos dois estabelecimentos existentes na cidade e os mesmos são comprados naquele de menor preço. Não sabemos se isso se chama "privilegiar". O que não adotamos é exclusividade.
Esclarecemos também que a compra desses medicamentos é feita após verificação de que não há em nossa Farmácia Básica, para qual compramos mais de R$100.000,00 para cumprir nossa demanda. Essa compra foi feita diretamente de distribuidores.
Seria interessante que essas notícias fossem publicadas após esclarecimento dos órgãos afetados e não para denegrir a quem os dirige.

NOTA DA REDAÇÃO
Esclarecemos que não há interesse em denegrir a imagem do Secretário, Sr. Elói. Pois, se a intenção fosse essa, não teríamos noticiado os fatos em 5 linhas e oferecido 30 linhas para o Secretário explicá-los, como explicou agora.
Por fim, e aproveitando a iniciativa de debater a coisa pública, uma obrigação que os demais secretários e prefeito deveriam seguir, afinal trata-se de interesse e dinheiro públicos, sugerimos que o Sr. Secretário continue informando mais sobre a saúde pública de Rio Preto. Seria bom, também, mais esclarecimentos sobre: o nome do estabelecimento municipal que fornece medicamentos para a Prefeitura; o número de funcionários que a Secretaria conta; quantos são concursados; se é desejo do Secretário a realização de concurso; os valores que já foram repassados à Santa Casa; o (s) dia (s) e horário (s) que o Secretário atende ao público; o que ainda não está funcionando bem no Posto de Saúde; agendamento de consultas e exames (fichas); as melhoras esperadas; e tudo mais que o Secretário entenda ser de interesse dos usuários da saúde municipal e contribuintes.
Desde já, agradecemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate