SOS ARGUMENTO

O Argumento precisa de sua ajuda. Faça uma doação para a C/C 07212 6, Agência 4570, Banco Itaú.

Contato - jornalargumento@yahoo.com.br


7/06/2009

O QUE É MITO E O QUE É VERDADE SOBRE O CAFEZINHO/FONTE:JORNAL HOJE. REDE GLOBO.


O que é mito e o que é verdade sobre o cafezinho?
De boca em boca a fama. "Eu tomo mais na hora do café da manhã. Eu gosto mais de tomar para degustar", afirma a jornalista Ana Flor Maia. "Tem que ser depois do almoço e o ideal é que fosse um capuccinozinho bem legal", diz o analista de sistemas, Robério Cavalcanti. "Depois do jantar eu evito, mas se é especial, eu tomo também", brinca um fanático. "Não posso tomar café porque eu sou cardíaco, tenho problemas do coração e proibiram o café. Eu tomava de dez a 12 por dia", conta o gerente de padaria, Carmnino Gomes da Silva.
Mocinho para alguns, vilão pra outros. Unanimidade definitivamente não é o forte dele, mas depois de uma série de estudos o que dá para afirmar é que o cafezinho nosso de todo dia pode ser sim um importante aliado no combate a uma série de doenças. Mas a quantidade passa a ser o principal componente.
"Nós recomendamos em torno de três cafezinhos por dia", explica o professor da faculdade de medicina da USP, Dan Vaistersberg. E não são poucos os benefícios. Na medida certa ele reduz o risco de câncer de cólo de útero, ajuda combater diabetes, dores de cabeça asma e até a cárie.
Apesar da paixão declarada pelo grão, o professor de Medicina da Universidade de São Paulo ressalta que em alguns casos é preciso sim ter cuidado, muito cuidado. Nas grávidas ele aumenta o risco de aborto e reduz o tamanho do feto. Mulheres que têm na família casos de osteoporose também não podem tomar café demais, porque ele potencializa a perda de cálcio. Cafeína em excesso não é indicada ainda para cardíacos, hipertensos e gente que tem problemas para dormir.
Se não dá pra ficar sem ele, use-o então com moderação. É a dica de quem descobriu o equilíbrio sem abrir mão do prazer. "Tomar pouco, com leite, diluído, o famoso pingado, a média. Eu não abro mão do café e espero que nenhum médico me proíba", brinca o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate