SOS ARGUMENTO

O Argumento precisa de sua ajuda. Faça uma doação para a C/C 07212 6, Agência 4570, Banco Itaú.

Contato - jornalargumento@yahoo.com.br


12/27/2013

OUTRAS NOTÍCIAS


NOSSA HISTÓRIA E NOSSO MEIO AMBIENTE
Qual a origem do Dia da Consciência Negra?
Data é celebrada em 20 de novembro para lembrar Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, assassinado por tropas coloniais em 1695.
Na década de 1970, um grupo de quilombolas no Rio Grande do Sul cunhou o dia 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra: uma data para lembrar e homenagear o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, assassinado nesse dia pelas tropas coloniais brasileiras, em 1695. A representação do dia ganhou força a partir de 1978, quando surgiu o Movimento Negro Unificado no País, que transformou a data em nacional.
Site Adoro Cinema/10 filmes para ver no Dia da Consciência Negra 
                Neste feriado que relembra a trajetória da comunidade negra no Brasil, reveja dez grandes filmes sobre a temática racial, que discutem temas como o preconceito e a inserção social. Você também pode votar nos seus preferidos, e não deixe de nos lembrar de outros filmes que poderiam se encaixar nesta lista!1 - Cor Púrpura;2 - Histórias Cruzadas;3 - Faça a Coisa Certa;4 - alcom X; 5 - Duelo de Titãns; 6 - A Negação do Brasil; 7 - A Outra História Americana; 8 - Mississipi em Chamas; 9 - Quanto Vale ou é Por Quilo? e 10 - O Sol é Para Todos.
NOSSO MEIO AMBIENTE
Por, Valério Machado Duque – Ibama.
A Macaúba
O I Congresso Brasileiro de Macaúba: Consolidação da Cadeia Produtiva tem como principal objetivo agregar os conhecimentos técnicos e científicos sobre macaúba no Brasil e no exterior, visando à obtenção de subsídios para a consolidação da cadeia produtiva dessa espécie no País. O I Congresso Brasileiro da Macaúba foi realizado em novembro passado.
 A Macaúba.
Também conhecida como bocaiúva, mocujá, mocajá, macaíba ou macaiúva é uma palmeira rústica pertencente ao gênero Acrocomia, família Arecaceae. As macaubeiras encontram-se distribuídas ao longo da América tropical e subtropical. No Brasil, são mais abundantes nas regiões de abrangência do Cerrado, onde podem ser encontradas isoladas ou formando povoamentos naturais denominados de “maciços”. 
Embora ainda não seja uma espécie domesticada, seus frutos são utilizados diretamente como alimento, fonte de óleo para fins alimentícios, cosméticos e na produção de sabões, além da geração de energia. Outros usos, como construção e artesanatos, também são praticados. No seu ambiente natural, é um importante abrigo e fonte de alimento para a fauna silvestre.  
Pesquisas recentes indicam que a macaúba, em sistemas de cultivo adequado, tem potencial para produzir mais de 5,0 toneladas de óleo por hectare, além de tortas alimentícias e biomassa para produção de carvões e outras finalidades.  Portanto, é uma alternativa excelente como matéria prima para a agroenergia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate