SOS ARGUMENTO

O Argumento precisa de sua ajuda. Faça uma doação para a C/C 07212 6, Agência 4570, Banco Itaú.

Contato - jornalargumento@yahoo.com.br


4/12/2012

Homenagem certa, local errado.

Dênis de Oliveira Duque.
  
As pessoas, e principalmente os jovens, precisam ter como referência as instituições que fundam e dirigem as cidades, os estados e o país.

Elas precisam ter em mente, desde novos, que o que governa uma cidade e seus cidadãos são as leis e os poderes instituídos e que o cidadãos por mais importantes que sejam, nunca se podem antepor em importância a estas leis e poderes instituídos.

As pessoas devem aprender quando jovens principalmente que nossas relações na comunidade são reguladas por direitos e deveres que estão estabelecidos nas leis.

Numa democracia estamos sob a direção das leis e das instituições em primeiro lugar e nunca sob a vontade de uma pessoa, por mais importante que seja esta pessoa.

Cabe então ao Poder Público jamais permitir que o interesse ou a homenagem particular se sobreponham à esfera pública. Trocando em miúdos, o Poder Público precisa cultivar nas pessoas o respeito e a admiração pelas leis e instituições antes de homenagear qualquer pessoa em particular.

Tendo em vista estes fundamentos fica evidente que a nova sede da prefeitura de Rio Preto jamais poderia receber o nome do Dr. Alberto Portugal, nem de qualquer outro riopretano. A recente inaugurada sede administrativa de Rio Preto precisaria ser chamada apenas de Prefeitura Municipal de Rio Preto, como sempre foi.

O cidadão Dr. Alberto Furtado Portugal foi sem dúvida um riopretano que muito contribuiu para a coletividade, mas não podemos cultivá-lo ignorando a ideia de que o poder que nos governa é imbuído do princípio da impessoalidade.

Vamos homenagear o Dr. Alberto Portugal de outras formas, vamos falar dele aos jovens, porém denominemos a sede de um poder de forma a não sobrepor as pessoas às instituições.

Um comércio interessante

     Recordações Fotos, Livros e Presentes. Esse é o nome da lojinha do Edmilson Terra. Fica ali na subida do Cavaco. Lá o cliente tira foto, revela filmes antigos, compra livros usados, entre outras coisas. Vale a pena conferir e prestigiar uma lojinha como essa.

Translate