SOS ARGUMENTO

O Argumento precisa de sua ajuda. Faça uma doação para a C/C 07212 6, Agência 4570, Banco Itaú.

Contato - jornalargumento@yahoo.com.br


1/08/2012

Editorial

     Uffa! E o ano vai chegando ao fim. Mas, na verdade passou rápido, foi como uma caixa de bis depois de uma cachoeira; um tiro ligeiro numa caçada boa de onça depois de mais uma noite de sono das nossas autoridades, ou melhor, “otoridades”.
     Em meio a essa correria do tempo, dos cães, das onças, das águas e do sono daqueles que ganham, mas nada fazem, perdemos uma edição, fizemos outras sem o acabamento que o leitor merece. E se não ficamos no meio do caminho é por que temos os nossos leitores e anunciantes, são eles que pegam o jornal, opinam, mandam e mail e, agora, contribuem para que a nossa cidade continue com uma publicação que não seja de partido ou poder.
     E se chegamos até aqui, vamos comemorar mais esta edição e o oitavo aniversário do Argumento. Vamos para mais um ano de contraponto da notícia oficial, defesa do nosso meio ambiente e da nossa Santa Casa. E para podermos enxergar além da nossa mesmice política, vamos também com muita literatura, música e poesia.
     Então que venha mais um ano com muitos foguetes e principalmente com o barulho da democracia para cima do silêncio da ditadura.
     Feliz 2012, Rio Preto! E muitos argumentos para você, amigo leitor!

Notícias de Rio Preto

Enquetes
1ª) O Argumento noticiou o uso indevido da máquina enchedeira da prefeitura. Inclusive fotografou a máquina arrumando o terreno de um vereador da situação. O jornal Aqui desmentiu esta notícia do Argumento. Fizemos então a seguinte pergunta: Você confia na notícia do Argumento ou do Aqui?
Para esta enquete foram 99 votos. Destes, 62 foram para o Argumento e 37 para o Aqui.
2ª) Depois da crônica do Aloísio M. Moraes sobre o Caboclo d’Água nas águas do rio Preto. Um relato do Sr. Joaquim, pescador antigo e grande conhecedor do rio. O Argumento perguntou se o leitor acredita mais no Caboclo d’Água ou nos nossos políticos. Esta enquete recebeu 81 votos. O Caboclo d’Água recebeu 60 votos e os nossos políticos 21.
Novas enquetes
1ª) Qual o feito mais importante da Administração Edmar:
(  ) A compra do prédio da Credirio;
(  ) A compra das máquinas;
(  ) Administração transcorre sem feitos importantes.
2ª) Como você avalia a Administração Edmar:
(  ) Boa
(  ) Ruim
Cavaco aguarda a prefeitura
            As chuvas estão chegando e mais uma vez a cidade fica apreensiva com o bairro Cavaco. Até agora nada foi feito ou anunciado pela prefeitura. Não há notícias de projeto de reflorestamento, drenagem das águas pluviais, novas moradias para os que estão em área de muito risco. A prefeitura já acionou, por exemplo, a Defesa Civil para um relatório? Até agora só temos o silêncio administrativo para este problema.
            Depois da queimada no morro acima daquele bairro, tudo indica que ele ficou mais exposto a deslizamentos. E os meteorologistas prevêem que as chuvas intensas devem ser mais comuns a cada ano. Portanto, é hora de pensar com mais cuidado e estabelecer um plano para as áreas de risco de desabamentos e enchentes em Rio Preto.
            Não só os moradores do Cavaco, mas todos riopretanos esperam uma ação da prefeitura e uma declaração da Associação de Moradores daquele bairro. 
Sociais – Bodas de Ouro 
            Ele queria a Brasil, mas outros a levaram antes. Como não há paixão insubstituível, ele encontrou a Probar. E quem cuidou de tudo, mais uma vez naqueles tempos, foi o Olavo Monteiro. Viagem longa para trazê-la, uma paulistana novinha em folha. E tudo começou ali na subida do Cavaco. Depois mudaram para a Esquina. Cinquenta anos estão vindo aí. Em fevereiro do ano que vem, farão Bodas de Ouro.
            Parabéns à cadeira de barbeiro Probar e, claro, ao seu único dono, professor Altair.  
Alô, Rio Preto!
Nome: SOFIA LIMA.
Mensagem. Agradecimento. Parabéns ELBA pelo belíssimo trabalho que está fazendo em nossa cidade.Fiquei encantada com a limpeza do cemitério,nunca vi tão limpo. PARABÉNS!!!!!!! 
Nota de Agradecimento 
O Argumento agradece ao Ilmº Prefeito o convite para participar do evento de comemoração da compra das máquinas e reforma do jardim. Com relação aos enfeites de Natal, muito bacana ficou a nossa praça. Aproveitando o momento, convidamos também o Sr. Prefeito para uma entrevista. Nesta, deixaremos as fotos e comemorações um pouco de lado para sabermos dos valores das máquinas, a forma de pagamento das mesmas, se é verdade que maioria das prestações ficará para o próximo prefeito. Na área da saúde, o convite será para falar sobre a Santa Casa, mais precisamente sobre a crise que se abateu sobre aquele que é o nosso único hospital, bem como desejamos explicações para os riopretanos sobre a situação das filas que se formam pela madrugada para marcar consulta. O bairro Cavaco também será objeto de perguntas. Afinal, como a prefeitura está se mobilizando para proteger os moradores daquele bairro. Já temos um relatório da Defesa Civil, por exemplo?
Enfim, convidamos o nosso prefeito para uma prestação de contas do jeito que o riopretano gosta, isto é, no Argumento. 
Na rede com o Argumento
           
O Argumento on line postou um vídeo que conta a história de Rio Preto e região. Vale a pena acessar o Argumento on line e assistir a esse ótimo vídeo.
            E por falar em Argumento na internet, estamos também atualizando semanalmente nosso jornal com notícias e crônicas.
        Fique por dentro de Rio Preto, fique por dentro da notícia, acompanhe o nosso jornal também pela internet. 
Duas Dicas 
Rio Preto ganhou um comércio típico de cidade do interior, é o Tô na Roça. Ele fica ali na praça, num casarão que vai deixar ainda mais a sensação de que estamos num armazém de roça mesmo.
        Agora, se o assunto é tomar umas, saborear uns petiscos e ouvir uma música legal, Rio Preto está com outra novidade, é o bar Porão. Ele fica lá no Divino, em frente ao Parque de Exposições. 
Com a palavra os nossos vereadores
      A seção entrevista com vereadores vai mudar de formato. Agora, vamos elaborar uma pergunta, em cada edição, para todos os vereadores. Todas as respostas serão publicadas em uma edição e a ordem será de entrega. Assim, todos poderão participar, de forma democrática, até as eleições do ano que vem. Deixaremos para a edição anterior às eleições a pergunta sobre o mandato do vereador. Nesta, ele poderá fazer um balanço do seu mandato e, se for o caso, pedir votos para sua reeleição e para o seu candidato a prefeito.
      A pergunta desta edição quer saber dos nossos vereadores qual o principal problema que a nossa cidade enfrenta hoje. Para respondê-la, o vereador terá um espaço de até dez linhas, letra times new roman, tamanho 11. Desde já, agradecemos a participação dos nossos representantes na Câmara.

Santa Casa e Jardim. Tudo a ver.

por, Adriano de O. Duque.
         Quem não se lembra daquele movimento “SOS Santa Casa”. Ele iria tirar o nosso hospital de outra crise. Será que os seus articuladores lembram? Será que os seus integrantes lembram? Se lembram, por que não reativá-lo? Afinal, movimentos sociais em prol da saúde, meio ambiente, cultura são necessários e bem-vindos.
          Uma coisa, temos certeza: é preciso ficar ao lado da Santa Casa sempre, mas não criar movimentos, do tipo acima, com objetivos político-partidários. Aquele movimento era formado basicamente pelo grupo que vota e dá sustentação para atual Administração. E como está a Santa Casa com a atual Administração?
          Que o jardim deve ser cuidado, não se discute (E como ficou bacana os enfeites de Natal); que a Santa Casa deve ser socorrida, também não se discute. Agora, devemos discutir também os custos para os cofres públicos da reforma do jardim e, mais ainda, os ditos repasses e doações anunciados à Santa Casa. Estes precisam de uma discussão aprofundada, isto é, com apresentação de documentos etc. Assim, precisamos ir fundo para saber, por exemplo, até onde é verdade uma faixa que anuncia doação de um deputado à Santa Casa. Não faz muito, fomos enganados com uma suposta doação de R$100.000,00 feita por um deputado federal que tentava sua reeleição. As eleições passaram e este dinheiro não chegou. O nosso consolo foi que o deputado não conseguiu se reeleger.
O que queremos dizer é que precisamos estar alerta para a questão da Santa Casa, o que quer dizer estado de alerta para os oportunistas de plantão e os repasses falados, mas não comprovados.
           Quer outro exemplo, este mais recente, é aquela faixa lá na porta da Santa Casa. Esta faixa, se ainda estiver lá, agradece ao deputado Marcus Pestana. Agradece a doação de um aparelho de ultrassonografia. Sabemos que aquele hospital enfrenta há anos uma crise grave e que bem demonstra o abandono dado à nossa saúde. Sabemos que uma doação, como esta, jamais resolverá a questão. Pois, o que a Santa Casa carece é de recurso humano, em primeiro lugar. Falta, primeiramente, a valorização daqueles funcionários e a contratação de médicos, principalmente.
         Deputados, como o Dr. Mário Pestana, são pagos com dinheiro público para proporem e defenderem ideias e leis que proporcionem um sistema de saúde eficiente. Dar um presentinho para uma Santa Casa de interior, num momento de crise, não está entre as funções de um deputado. Estas doações parecem jogadas eleitoreiras e, por isso, ineficazes. Além do mais, a população paga tributos (impostos, entre outros) e a instalação de um aparelho de ultrassonografia nunca deveria ser agradecida como favor.
          É de se imaginar há quanto tempo roda esta roda gigante do nosso atraso. Bancos demolidos para depois serem reconstruídos, faixinhas eleitoreiras, discursos vazios e principalmente muitas fotos.

Argumento entrevista vereador

Entrevista com o vereador Jose Antônio Alves de Souza. Desde já agradecemos a participação do nosso vereador.
1-Mandato, como o Sr. avalia seu mandato.
             Avalio positivamente meus quase três anos de mandato, venho fazendo meu trabalho ao lado da população ouvindo suas reivindicações, não só da Zona Rural, mas também de todo o município, e sempre nas Reuniões venho pedindo ao Executivo para que os atenda da melhor maneira possível. Apresentei várias indicações nesse sentido, a reforma do Parque Irmã Ventura;  o  Calçamento de São Pedro e São Luiz; Construção do vestiário em São Cristóvão e São Pedro do Taguá; Providências em relação a uma água que corre na parte alta no Bairro Nosso Senhor dos Passos, entre outras.
2-Carro Oficial.  Contra ou a favor do seu uso para fins particulares?
            Contra. Carro Oficial é para uso exclusivo da Secretaria da qual faz parte.
3-Máquinas da prefeitura .contra ou a favor do seu uso para fins particulares?
            A favor, desde que atendam famílias de baixa renda e estejam  inseridas em algum projeto que seja do interesse da coletividade, como para atender o produtor rural de baixa renda e siga alguns critérios, por exemplo.
4- São Cristóvão, Principais necessidades?
             As principais necessidades no momento é a rede de esgoto que está precisando de reparos, uma melhoria na água, uma atenção maior para os remédios do posto de saúde e o orelhão que não está funcionando.
5- O Produtor rural e a atual administração?
            Esperamos que com a chegada das novas máquinas adquiridas pela atual administração, o produtor rural fique mais bem atendido em termos de estradas, com a colocação de saibro, por exemplo, para que a produção de seu Sitio ou Fazenda chegue com mais eficiência para os consumidores, e que o lucro da sua produção se volte para o bem-estar de suas famílias.
6- Considerações finais.
                 Como São Cristóvão tem as suas necessidades, temos também a necessidade de Três Barras que precisa de uma ponte que substitua a de madeira hoje existente. A comunidade de São Luiz espera a canalização do esgoto que sai da escola e São Pedro do Taguá com uma reivindicação constante que é o problema da falta de água e da Rede de Esgoto, e o orelhão constantemente com  problema. E finalizando gostaria de agradecer a direção desse jornal pela oportunidade que está dando aos vereadores de expressarem suas opiniões e idéias o que tenho certeza que é o verdadeiro caminho da democracia. Um abraço a todos.

Nosso Meio Ambiente

Brasil terá risco de enchente 90% maior até 2100, diz estudo.

Pesquisa. Valério Machado Duque – Ibama.

Pesquisa britânica divulgada na cúpula do clima em Durban simulou efeitos de mudanças climáticas em 24 países; Espanha perderia toda a sua área cultivável.

Da BBC

 A ocorrência de enchentes em rios do Brasil pode ser quase 90% maior até o fim do século, se nada for feito para combater as mudanças climáticas, de acordo com um estudo divulgado na Conferência das Nações Unidas sobre o Clima em Durban, na África do Sul.

A pesquisa científica do Met Office Hadley Centre, da Grã-Bretanha, simulou os impactos, em 24 países, de emissões - no padrão atual - em 21 modelos climáticos diferentes. Cada modelo foi produzido por computadores poderosos que simulam a interação entre parâmetros de dados da atmosfera, temperaturas e oceanos.
 
No caso do Brasil, a conclusão a que chegaram é que o risco de aumento de enchentes no país seria 87% mais alto que atualmente. Esse é o valor central entre os dois extremos dos resultados apresentados pelos modelos climáticos, tanto de aumento (na maioria) quanto de redução do risco.

Os resultados mais extremos dos modelos chegaram a indicar um aumento de 638% no risco de cheias no Brasil. Por outro lado, houve modelos que indicaram até queda neste risco, com o mínimo sendo de -67%.

Nossa Crônica

Licença poética

por, Aloísio M. Moraes     

            Estava faltando em Rio Preto um bar noturno com música ao vivo como o recém inaugurado Porão. Localizado no Bairro do Divino, o novo point é benvindo, principalmente porque não havia na cidade música de boa qualidade para se ouvir. Não só nós, sessentões, mas também os jovens maiores de trinta já aderimos à novidade.
            Reizinho (prof. Darcy) e o Alexandre Faria tiveram o cuidado de transformar o porão de uma casa antiga (do Reis) num bar. O resultado disso é o aconchego, comida boa, bons vinhos e cerveja geladíssima. Há costela de boi assada e iscas de peixes, entre os petiscos preferidos. O cardápio é variado e quem pede não tem ficado insatisfeito.
            Quanto aos preços cobrados, não são de assustar ninguém. Se comparados a restaurantes de fora, não há exageros. Justificam-se por causa do excelente atendimento, aliás, nota mil até agora. Tanto Reizinho como Alexandre têm agradado muito à clientela. Ambos e as garçonetes têm se esmerado para servir bem, a tempo e a gosto, aos menos e aos mais exigentes.
            Mas, além dessa hospitalidade mineira, o ponto alto do Porão tem ficado mesmo é por conta da boa música oferecida. Tem couvert, gente, mas vale à pena pagar para não deixar de ouvir. Com um fácil, descontraído e variado repertório, Beto Rezende tem esbanjado talento ao cantar e tocar boas melodias e harmonias de MPB no violão.
            A dupla Beto e Reizinho (voz e percussão) é a que mais se apresenta. De vez em quando aparecem outros músicos. Ricardo (do Funil), sempre por perto, é também dos que empolgam com música popular de belíssima qualidade. Márcio Melo, no teclado, também já esteve no Porão. Agradou muito ao formar trio com Beto e Reizinho. O repertório do dia foi fantástico.
            Na semana passada, o espetáculo ficou por conta do Paulinho Lima. “Bicho de Sete Cabeças”, música tocada por ele no violão foi de fazer qualquer um arrepiar. Além dele, no mesmo dia, também se apresentou o Léo Preto, outro dos bons talentos jovens do violão. Seu repertório agrada muito a juventude e, porque não, aos jovens maiores de 60.
            Enfim, esse pessoal tem dado bons shows no Porão e animado muito as noites riopretanas dos últimos tempos. Daí a razão de aquele bar está merecendo o nosso aplauso. Tomara que o Reizinho e o Alexandre consigam levar avante, com persistência e coragem, o difícil trabalho de administrar uma casa noturna como esta que idealizaram.
            Rio Preto só tem a agradecer, principalmente porque o Porão se tornou numa boa opção de lazer. Não só a cidade deve agradecer a iniciativa, mas também os muitos freqüentadores de Valença e redondezas que já estão indo lá se divertir. Tem sido comum o bar estar superlotado.
            E tem sido também comum freqüentadores pedirem para cantar. Boas surpresas têm aparecido, de maneira fortuita, nas noites do Porão. Uma delas, Marquiori, em seu dia de descanso e folga do trabalho, surpreendeu cantando. Sua voz afinada e seu repertório variado empolgaram a platéia. Quem ainda não conhece o Porão que vá lá e não se arrependerá. Aquilo ali é o nosso espaço da licença poética!...   

Translate