SOS ARGUMENTO

O Argumento precisa de sua ajuda. Faça uma doação para a C/C 07212 6, Agência 4570, Banco Itaú.

Contato - jornalargumento@yahoo.com.br


5/14/2012

Editorial

O PSDB e o DEM de Rio Preto, representados por Edmar e Inácio, estão buscando uma aliança para as eleições municipais deste ano. Querem, juntos, a prefeitura de Rio Preto.  
O primeiro passo já foi dado: o Dem de Inácio esqueceu todas as críticas e denúncias feitas pelo PSDB de Rio Preto. E foram muitas! A mais grave dizia que a prefeitura encontrada pelo prefeito Edmar estava sucateada. Isto é, servidores sem receber, máquinas quebradas e sinais de desvio de dinheiro público. Em suma, o prefeito Edmar e seu grupo noticiaram aos riopretanos que encontraram uma prefeitura quebrada pelo prefeito passado, o Inácio do Dem.  
O segundo passo também já foi dado: o PSDB não culpa mais o prefeito passado pela quebradeira que diz ter encontrado a prefeitura. Inclusive, inaugura obras junto com o prefeito passado.  
No entanto, restam outros passos a serem dados. Até outubro deste ano, PSDB e DEM terão que examinar questões que exigirão muitas respostas. O principal, talvez, será a composição dentro de cada partido. Sabemos que o Dem do ex-prefeito Inácio não fechou totalmente com esta aliança. Um grupo de mais de oitenta filiados disse não a ela e partiu para a candidatura do Agostinho. No PSDB, o racha parece que será menor.  
Sabemos também que estes partidos já fizeram várias coligações ultimamente em nível federal e estadual. Essa coligação municipal já era esperada por esse motivo e pela identidade das figuras políticas que compõem os dois partidos em Rio Preto.  
O que não se entende em Rio Preto é o posicionamento do PT. Um partido que tem o governo federal há mais de nove anos no poder e não consegue abrir o seu espaço em Rio Preto. Um partido que faz uma aliança esdrúxula com o PSDB. Esdrúxula porque prefere se aliar com um partido, o PSDB, que sempre vota contra os programas sociais do PT de Lula e Dilma. E se não bastasse uma aliança estranha como essa, o PT pode ainda ficar a reboque de outro partido que se opõe sistematicamente ao governo federal, qual seja, o DEM, aqui representado pelo Inácio.
O PT está perdendo a oportunidade de fazer história em Rio Preto.  
Caríssimo leitor, esperamos sua participação caso tenha uma explicação para essas “alianças” ou tenha alguma sugestão para a nossa política.

Dia do Índio

Por, Célia Vaz - Artesã e Poetisa. Funil - Rio Preto.

O que significa esse dia?Para que serve? 
O Dia do Índio foi criado no Brasil em 1943 através de um decreto de Getúlio Vargas,após insistência do Marechal Rondon,pois desde 1940 outras nações americanas já o haviam feito,quando no México houve o I Congresso Indigenista Interamericano.O dia dezenove de abril instituiu-se porque foi o dia em que os índios compareceram ao Congresso,após um período de resistência quanto a participar do evento (estavam descrentes),o que tornou a data histórica. 
Lembro que quando criança,nas escolas era comum pintar a cara de índio,contar alguma história indígena e pronto,mais nada.Silêncio por todo o resto do ano.Chegando em casa as crianças iam brincar com seu “Forte Apache”,com os bonecos “Touro Sentado”, “Nuvem de Fogo”,etc. 
Numa nova colonização íamos integrando um modo de ser selvagem alheio às nossas raízes.Alguém conhece bonecos de Jaci,Tupã ou Micura?Ou pode narrar duas ou três histórias de qualquer etnia indígena brasileira?E você me pergunta para quê?Certamente nos ajudaria a entender mais e melhor nossa própria alma de brasileiros,confusos que somos assumindo discursos alheios,manipulados por povos mais fortes,porque mais fiéis às suas origens e mitos. 
Como seria bom que conhecêssemos nossos índios a ponto de nos re-conhermos neles!Vim morar no Funil para tomar banho de rio,andar pelas matas,ver uma onça!E quem sabe reviver um mito qualquer,sob o luar... 
Por isso proponho para este dezenove de abril (e para tantos outros dias) que tentem se sentir como nossos índios: 
Sente-se à beira de um rio,contemple o firmamento,ouça todos os sons (feche os olhos se quiser),sinta o vento. 
Eles eram uma e mesma coisa com a natureza,filhos dela.Experimentavam paz,alegria e comunhão cotidianamente,sempre contemplando,e celebrando. 
Contemplação, eis um santo remédio para a loucura do mundo.                                                                                                
Para complementar o texto, trago nestas linhas uma história Carajá, história de amor e de origens... 
“Houve um tempo em que os carajás viviam apenas da caça e da pesca.Não plantavam nem milho nem mandioca.Com as chuvas,não tinham o que comer.

Na aldeia carajá,havia duas irmãs: Imaerô,a mais velha,e Denaquê,a mais nova.Uma noite,quando olhavam o céu,Imaerô não tirava os olhos de algo que brilhava no céu.Seu coração batia forte. 
- Quero o que está brilhando ali – disse para o pai.
- Esta estrela grande é Tainacã.Ela fica muito longe daqui e não pode ser de ninguém.Só se você quiser muito,muito mesmo.Se ela ouvir,pode ser  que seu desejo se realize. 
A moça foi dormir pensando nisso.
No meio da noite,ouviu alguém entrar  na oca.Assustada,perguntou:
- Quem está aí?
- Tainacã – respondeu uma voz... 
Entusiasmada,Imaerô foi em direção à luz que iluminava no escuro.Chamou o pai e a irmã e acendeu o fogo para ver a cara da estrela.Mas,quando viu que a desejada estrela era um velho,de cabelos brancos como algodão,ficou curiosa e gritou. 
- Não quero me casar com você!Você é velho e feio!
Tainacã chorou baixinho.Denaquê,penalizada,pegou suas mãos e disse:
- Quero que você seja meu marido. 
No dia seguinte,celebraram o casamento.E,logo depois,o velho,feliz,disse à sua jovem esposa:
- Preciso ir sozinho à floresta,limpar um terreno e plantar coisas boas,que os carajás nunca viram.
Foi até o rio.Disse palavras mágicas e entrou na água.Com a água nos joelhos,mergulhava uma das mãos nela e tirava-a cheia de sementes – de milho,mandioca e todas as outras plantas que os carajás cultivam até hoje.Depois,foi roçar um terreno. 
Denaquê,preocupada com a demora,resolveu ir ao encontro dele.Já anoitecendo,quando chegou à clareira,que o marido acabara de limpar,não o viu.Cada vez mais preocupada,notou um rapaz espalhando cinzas quentes sobre o chão.E perguntou:
- Você viu um senhor passar? È meu marido.Ele está demorando a voltar para a aldeia.Tomara que não tenha acontecido nada de mau.
- Eu sou Tainacã – respondeu o belo jovem.E não sou velho.Fiz isso para pôr à prova a moça que tanto queria casar comigo.Fiquei feliz porque,mesmo achando que eu fosse um velho feio,você me aceitou.Para recompensar sua bondade,dou de presente ao seu povo estas culturas.Agora vamos voltar para a aldeia e contar tudo aos outros.
Quando Tainacã terminou a história,Imaerô deu um grito e desmaiou.Naquele momento,seu corpo evaporou e apareceu uma ave da rapina,que desde então vaga todas as noites,piando triste,assim que aparecem as estrelas.

Entrevista

Neste ano, teremos eleições municipais. E para reforçar a linha do nosso jornal que é falar de política a fim de qualificar o voto, estamos aqui para mais uma entrevista. Desta vez, o entrevistado é o ex-vereador Dr. Alexei.
Mais uma vez, informamos que este jornal está aberto a todos os políticos e partidos.  Podemos oferecer nossas linhas para políticos de qualquer partido porque somos independentes e não publicamos matéria paga.
1)   O que vem fazendo o PMDB para as próximas eleições?
Como todos já sabem o PMDB já tem seu pré-candidato que é o Agostinho.  O PSB e o PV também vão fazer parte deste grupo e acreditamos ainda que poderemos  conseguir mais adesões.
2)   Além das articulações políticas o que mais vem fazendo o PMDB?
Nosso trabalho de fiscalização e oposição ao atual governo começou logo que a atual administração tomou posse, portanto já são três anos e meio de muitas conversas, mas acima de tudo de um trabalho em equipe. Serviu para deixar o time arrumado e ainda por cima prestamos um serviço à toda sociedade mostrando os vários erros cometidos pela atual administração.
Outro ponto que merece significativo destaque é que o nosso “Programa de Governo”  não terá promessas enganosas e será elaborado pelo grupo e por profissionais qualificados e que conhecem a realidade de Rio Preto. 
Por fim, o PMDB Mulher está funcionando a plenos vapores sob o comando da ex-vereadora Sarah, que logo trará novidades.
3)   Fale um pouco sobre os cursos promovidos pelo PMDB.
Foi outro avanço conquistado pelo PMDB. Os partidos políticos de nossa cidade até então só apareciam na época da eleição municipal. Pela primeira vez se viu em Rio Preto um partido político se preparar para um objetivo. O Partido promoveu entre os meses de fevereiro e abril dois cursos: o Curso de Formação Política ministrado pela Fundação Ulisses Guimarães em parceria com a UFRS. O curso foi dividido em sete vídeo-aulas e contava com a atuação de um monitor (O que foi ministrado no curso será postado na versão on line do Argumento).  
Por último, foi ministrado em três módulos o curso de dicção e oratória, para todos os pré-candidatos que pretendem disputar a próxima eleição. Não poderíamos deixar de dizer que ambos os cursos foram um sucesso, com ampla participação e aceitação de todos os alunos.
4)   No mandato passado o senhor se destacou por fiscalizar o Executivo  e por sua atuação na área de educação e meio ambiente. O Argumento quer saber se Senhor será candidato a vereador nesta eleição? 
Sim. Acho que a experiência que adquirimos quando fizemos parte do governo Agostinho, depois como vereador e assessor Jurídico da Câmara Municipal de Santa Bárbara do Monte Verde nos deu uma bagagem para realizarmos um bom mandato. Não dá para participar de fora.  Não podemos mais deixar a educação, a saúde, os serviços de infraestrutura básica permanecerem como estão. Não se vê investimento em Rio Preto, as poucas obras são executadas por firmas de fora da cidade deixando muitos riopretanos sem emprego; a educação não recebe investimentos, troca-se de secretário como se troca de camisa, os professores não recebem o piso nacional, o direito de férias prêmio do servidor não está sendo respeitado, a saúde com poucos médicos para atender toda a demanda, o esporte, o lazer e o meio ambiente sem investimento algum. Enfim, tem que mudar muita coisa. 
          5) Considerações finais. 
Agradecemos primeiramente a oportunidade do Jornal Argumento de mostrar principalmente o que o PMDB tem feito em Rio Preto. Queremos agradecer ainda a Ana Paula Dantas, monitora dos cursos realizados, a Regina, bem como agradecer aos funcionários e ao Presidente da Câmara Municipal Salvador Miguel dos Santos por disponibilizar o salão daquela Casa legislativa para a realização dos cursos.

Prefeitura não faz o dever de casa

Que as caixas d’água precisam estar limpas e protegidas, todos sabemos. Que a prefeitura faz o seu papel de vigilância sanitária nas casas da cidade, também sabemos. No entanto, a prefeitura não faz o dever de casa e nem dá o exemplo. O estado de abandono das caixas, fotografia ao lado, é de se assustar. Sem a devida proteção e com mato crescendo por todos os lados, essas caixas oferecem um risco diário para a saúde daqueles que utilizam suas águas. Quem são essas pessoas e onde estão essas caixas d’água, estão perguntando os leitores preocupados. Pasmem, leitores, elas estão lá na Escola Municipal Dr. José Rogério, bairro Divino. Estão lá para “armazenar” a água consumida diariamente por alunos, professores e demais servidores daquela escola municipal.


Translate