SOS ARGUMENTO

O Argumento precisa de sua ajuda. Faça uma doação para a C/C 07212 6, Agência 4570, Banco Itaú.

Contato - jornalargumento@yahoo.com.br


8/16/2009

EDITORIAL


Sábado, 04 de julho, o Sr. Prefeito Dr. Edmar, utilizando-se da Rádio Comunitária, falou à população sobre os seus seis primeiros meses de governo. Além dos seus pronunciamentos pela rádio, ele vem distribuindo os informativos da Prefeitura. Louvável a iniciativa de prestar contas e reparar um erro de campanha: o de não falar sobre os seus projetos para Rio Preto. Com perguntas elaboradas pelo seu grupo político (não foi aberto aos ouvintes a opção de participar da entrevista), o Sr. Prefeito respondeu muitas questões. Mais uma vez falou que está pagando muitas dívidas dos administradores passados. Porém, é de se registrar, que nada fez ainda para que os cofres públicos sejam ressarcidos, ou seja, não comunicou os fatos ao Tribunal de Contas e nem levou ao conhecimento do Ministério Público as irregularidades que diz ter encontrado. Das duas uma: ou estamos diante de uma jogada política para desgastar os administradores passados ou está havendo cumplicidade.
A saúde foi o tema de grande destaque no pronunciamento do Prefeito. Além de suma importância, ela vem sendo muito questionada pela população. Afinal, é na Santa Casa, por exemplo, que temos os primeiros socorros e também internações. É para lá que todos corremos, a qualquer hora, para buscar socorro. Quanto a este ponto, a população ficou sem muitos esclarecimentos. Até bem pouco tempo, os funcionários daquela Irmandade estavam com seus salários atrasados e um dos motivos era a falta de repasse de dinheiro pela atual administração. Ficamos também sem saber o porquê do afastamento da Srª Dirce, uma provedora que sempre batalhou pela Santa Casa. Será que foi por motivo político? Se o motivo foi este – o que não justifica também tal atitude – parece que agora não vai haver mais razão para não repassar o dinheiro mais que necessário e justo para ajudar a pagar os servidores daquele hospital e cuidar da saúde da população riopretana. Ainda sobre a saúde, com relação a Tomada de Preços (modalidade de licitação prevista na Lei das Licitações – L. 8666/93), o Sr. Prefeito alegou sua utilização para compra de medicamentos para o Posto de Saúde. Então deve haver um Contrato Administrativo, como manda a Lei das Licitações. Seria interessante que algum vereador buscasse este contrato e fizesse um relatório à população sobre o mesmo. Para finalizar o tema, é de se esclarecer que o PSF é obra e projeto do Governo Federal, inclusive a folha de pagamento é paga por Brasília. Mais uma conquista do governo Lula para todas cidades do Brasil, conquista esta que, é bom lembrar, PSDB E DEM votaram contra.
Dando fim ao seu pronunciamento, o Prefeito alegou falta de tempo para falar de meio ambiente e cultura. Talvez, porque ainda não tenha nenhum projeto em andamento. Com relação ao meio ambiente, lembramos que existe um ótimo projeto para o rio, que inclusive já virou lei, é o chamado Guardiões do Rio Preto. Se esta lei sair da gaveta, isto é, se for regulamentada pelo Prefeito, teremos empregos e consciência ambiental gerados, incentivando, de quebra, o turismo para o nosso lugar. Esta lei visa, principalmente, a despoluição do rio (bolsas plásticas e demais resíduos poluentes), a recuperação das matas ciliares e o repovoamento das espécies. Para isso acontecer, a Prefeitura teria uma equipe para cuidar do barco (limpeza, plantio e repovoamento do rio); a segunda para trabalhar com a população ribeirinha (conscientização para não jogar lixo no rio); e a terceira para elaboração de um viveiro para a recuperação das matas ciliares. Uma lei que, se regulamentada pelo Prefeito, criará, no mínimo, uns 15 empregos. Buscando sensibilizar o Prefeito para esta questão ambiental, o Jornal Argumento encaminhou à Secretária do Meio Ambiente, Srª Marilda, uma cópia desta lei. E ofereceu para a Secretária Marilda um espaço neste jornal e no site de Rio Preto pelo tempo que for necessário para que a população comece a entender a importância econômica e ambiental do rio. Dela, ouvimos a promessa de conversar com o Sr. Prefeito, além de buscar parcerias com os municípios vizinhos.
O editorial desta edição vai ficando por aqui, esperamos notícias melhores para a próxima edição, principalmente com relação à Santa Casa, meio ambiente e cultura. Uma boa leitura!

Capivara


PESQUISA: VALÉRIO MACHADO DUQUE - ANALISTA AMBIENTAL DO IBAMA.
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Família: Hydroqueridae
Nome científico: Hydrochoerus hydrochoeris
Nome vulgar: Capivara
Categoria: Não consta
Atinge até 1 m de comprimento e 60 cm de altura. É uma espécie herbívora. Habita as florestas e matas de beira de rio, em todo o Brasil. É o maior roedor do mundo. Seu principal refúgio quando perseguida é a água.

GAVIÃO DE COLEIRA


PESQUISA: VALÉRIO MACHADO DUQUE - ANALISTA AMBIENTAL DO IBAMA
Esta espécie possui asas longas e pontiagudas e desloca-se rapidamente, em linha reta, através de vôo batido, embora aproveite também as correntes de ar quente para ascensão.
Classe: Aves
Ordem: Falconiformes
Família: Falconidae
Nome científico: Falco femoralis
Nome vulgar: Gavião-de-coleira
Categoria: Vulnerável
Esta espécie possui asas longas e pontiagudas e desloca-se rapidamente, em linha reta, através de vôo batido, embora aproveite também as correntes de ar quente para ascensão. Tem o hábito de pousar em árvores diante das queimadas, para assim localizar presas que estejam fugindo do fogo.
Nidificação: a fêmea põe 2 ou 3 ovos, raramente 4, em um ninho de gravetos, construído pelo casal, no alto de uma árvore. Os ovos, brancos ou branco-avermelhados e manchados de pardo, normalmente vermelho-pardos, medem 40-48 x 31-36 mm. O casal incuba os ovos e cuida dos filhotes.
Alimentação: insetos, pequenos vertebrados terrestres, capturando inclusive serpentes peçonhentas; além destes animais, pesca pequenos peixes. Apesar de "peneirar", caça mais comumente próximo ao solo, apanhando suas presas tanto no ar quanto em terra.
Hábitat: áreas abertas, cerrados, cerradões e, às vezes, na periferia de áreas urbanas.
Tamanho: 41,0 cm.
Fonte: USP

VENDEDOR DE LIVROS DE MG CONSTROI CASAS COM PNEUS USADOS


PESQUISA: VALÉRIO MACHADO DUQUE - ANALISTA AMBIENTAL DO IBAMA.
Um vendedor de livros de Divinópolis (MG) resolveu dar um destino criativo e inteligente para pneus usados. Ele construiu a própria casa usando o material descartado.
A construção, que fica na zona rural do município, foi erguida com 800 pneus velhos e tem um cômodo de 35 m². "Furei a caixa, coloquei pneus e enchi de terra", diz Alvimar Araújo, o dono da casa.
Sobre a laje, o telhado também é de pneus. Araújo gastou cerca de R$ 1 mil para construir a casa, mas não foi a economia que motivou o inventor. "Do jeito que está aqui, o pneu pode ficar quieto por muitos anos. De qualquer outra forma que for aproveitar, não deixo de prejudicar a saúde das pessoas ou o ambiente", afirma.
Na propriedade do vendedor, são muitas as ideias para aproveitar os pneus. Eles são usados em cercas, brinquedos do parque, para puxar água de um poço e até para fazer uma pia.
Depois da casa, Araújo quer agora construir uma biblioteca com paredes feitas com latas de alumínio. Para levantar o prédio, ele já juntou 8 mil latas, mas faltam ainda 39 mil. "É trabalhoso, mas vale pelo incentivo à cultura, por tirar alguma coisa da natureza. Isso preenche a vida", diz. (Fonte: G1)

Ibama vai aplicar multa na empresa que importou contêineres com lixo

PESQUISA: VALÉRIO MACHADO DUQUE - ANALISTA AMBIENTAL IBAMA.
A multa a ser paga pela importadora e transportadora dos 25 contêineres repletos de lixo doméstico encontrados em Santos na última sexta-feira (17) deve ser definida nesta segunda-feira (20). A informação é da chefe do regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Ingrid Oberg.
O nome da importadora que atuou no Brasil não foi divulgado, porque o Ibama ainda investiga o caso. Como a empresa na Inglaterra que vendeu o lixo para a importadora brasileira não tem representação oficial no país, o Ibama não pode multá-la. "A primeira multa foi fixada em R$ 155 mil. A segunda deve ser fixada amanhã", disse.
Segundo Ingrid, a carga de lixo doméstico que veio da Inglaterra "não tem lógica alguma". "Exportar lixo doméstico é proibido pela Convenção de Basiléia", afirmou.
A chefe do Ibama contou à Agência Brasil que as investigações estão a cargo da Polícia Federal e que a regional de São Paulo já encaminhou todos os trâmites burocráticos necessários para Brasília. "Eles estão tratando com os ministérios do Meio Ambiente e das Relações Exteriores para repatriar o lixo", completou.
De acordo com ela, que viu os contêineres de perto no porto de Santos, a carga já cheira mal e é difícil precisar o que há nela. "Não queremos abrir o lixo para não poluir a área alfandegária", disse. Ingrid afirmou também que a suspeita é que os contêineres estejam abandonados no porto de Santos desde novembro do ano passado.
Procurada pela neste domingo (19), a Polícia Federal informou que o caso está em fase investigatória e não há novas informações sobre o lixo encontrado em Santos.
A agência BBC Brasil informou no sábado (18) que a Agência Ambiental da Grã-Bretanha está investigando o caso e as empresas responsáveis pela exportação de lixo para o Brasil podem ser processados, multados e até punidos com prisão. (Fonte: Agência Brasil)

ESCOLA ESTADUAL DERMEVAL MOURA DE ALMEIDA

VIRGÍNIA ALMEIDA FERREIRA
O mundo moderno assiste a maior das revoluções que jamais envolveu o homem a luta que a maioria da sociedade humana trava em busca de melhores condições materiais de existência. Sabemos que isto só será conseguido através da educação. Rio Preto pode se orgulhar de possuir um grande templo do saber, a escola imponente que no passado atraía centenas de estudantes de todos os municípios vizinhos, oferecendo cursos diversos, com diplomas que possibilitava todos entrarem no mercado de trabalho. Por aqui, passaram: mestres, recrutados entre intelectuais de elevado porte, que guiavam os passos de tantos destinos educacionais, assegurando um alto nível de ensino. Saudosa escola, daquele tempo de normalistas, que se acotovelavam nos corredores. Com suas saias azuis as ‘jovens estudantes", cheias de sonho representavam a conquista de um ideal em que a mulher passa a freqüentar os bancos escolares e traçar um caminho próprio para sua vida.
Uma escola cheia de histórias guardadas no coração de cada estudante que por aqui passou.
O cenário hoje mudou muito, mas a escola continua aqui, a mesma de tantos anos. Agora salas vazias por imposições legais, mas agigantadas pela ação de ainda oferecer educação de qualidade. Mestres jovens e entusiastas circulam pelos longos corredores, suas palavras cheias de sabedoria levam o saber aos alunos ávidos de conhecimento que se preparam para um futuro maior. Aqui, ainda hoje, a Escola Estadual "Dermeval Moura de Almeida", exerce bem o seu papel, comprometida com o desenvolvimento integral do aluno, seu preparo para o exercício da cidadania e para o trabalho. Nos bancos desta escola, ainda permanece viva a lembrança de cada estudante que iniciou aqui uma história de vida.
Hoje, freia a saudade no coração de ex-estudantes que sempre vão agradecer pelas lições que hoje ainda podem recordar.

A VOZ DOS BAIRROS


1.Sou moradora do Bairro Cavaco. Já estou pensando nas chuvas que virão. A seca passou e a rua não foi refeita. Acho que com as pedras soltas, bueiros quebrados, as conseqüências serão piores ainda. Que Deus proteja nossas famílias e casas.
2.Na Praça da Amizade apareceu um personagem de poucos amigos, é o João Buracão que já está sendo chamado João Cratera.

ANDA BRASIL PASSA EM RIO PRETO


Anda Brasil é uma Confederação Brasileira de Caminhadas, esportes não competitivos e inclusão social. Foi fundada em 25 de agosto de 2006 durante o First Walking Rio com apoio da Federação Internacional de Esportes Populares (IVV), da Federação Francesa de Esportes Populares (FFSP), Instituto regional de Cooperação e desenvolvimento - IRCOD e da Associação Brasileira de Turismo Rural no Rio de Janeiro - ABRATURR.RJ.
Rio Preto anda no Anda Brasil. Foi incluído através de contatos da Presidente da Arpemg, Srª Marilda. A data para a primeira caminhada já está marcada, vai acontecer no dia 16 de agosto. O local é a bucólica região da Serra do Funil, fazenda São Lourenço do Funil, uma reserva particular em ótimo estado de preservação. Começar esta caminhada é fácil, basta entrar em contato com a Srª Marilda ou Sr° João Emidio, que é o Presidente do IAVARP, pelo telefone (32)32831758 ou pelos e mails iavarp@hotmail.com ou arpemg@yahoo.com.br
Outra atração de participar do Anda Brasil em Rio Preto-MG é que a data coincide com a festinha do Arraial do Funil, lugar muito visitado em consequência de suas belezas naturais, como grutas, matas, cachoeiras etc.
Mais informações sobre Rio Preto, Funil, Arpemg e Iavarp no site www.riopreto-mg.com

Ecos do Grito


Oposição como nunca existiu em Rio Preto, feita nos primeiros seis meses de governo, e não aquela de última hora feita apenas na campanha eleitoral. Oposição com razões e textos de qualidade, informações interessantes sobre a máquina pública (Prefeitura). Oposição como nunca existiu em Rio Preto, com políticos unidos e combatendo pela transparência, uma união inédita de pessoas, de ideias e partidos diferentes que unidas fazem com O Grito uma oposição muito mais forte e eficiente das oposições já vistas por nós no passado.

PREFEITURA TEM DINHEIRO NA CREDRIO


O Sr. Prefeito vem reclamando que encontrou a Prefeitura com os cofres vazios e, ainda por cima, com muitas dívidas a pagar. Estranhamente, paira um silêncio sobre um dinheiro público desaparecido, estamos falando no dinheiro do município que está lá na Credrio. Será que este dinheiro retornará aos cofres públicos? Quanto está retido? O que já foi feito pela atual Administração?

O GRITO ALERTOU


1. Prefeitura tem concurso com validade, mas contrata por fora mais de 100. Burla a lei, já que contratação temporária deve atender à excepional necessidade, o que não é o caso.
2. Câmara contrata sem concurso.
3. 1300 assinaturas querem o vereador Wellington dirigindo novamente a van do Posto de Saúde. Esse funcionário conduzia pacientes para Juiz de Fora e era muito estimado por sua eficiência e educação com os passageiros.
4. COSIP. Acabar com esse tributo foi promessa de campanha.

RIO PRETO PODE VIRAR RIBEIRÃO


O rio Preto está sendo assoreado na margem do município de Valença. Caminhões com terras e entulhos vem sendo jogados no rio, logo na saída de Parapeúna para Santa Rita. A principal consequência de um rio assoreado são enchentes cada vez maiores e mais frequentes. A prefeitura de Valença já foi denunciada aos órgãos ambientais. Há alguns anos, a Polícia Federal fechou um lixão que era patrocinado pelas prefeituras de Valença e Santa Rita de Jacutinga nas margens do rio Preto. Mudam os prefeitos, mas as ideias não se renovam.

NOVA GRIPE


(CARTA ABERTA AS AUTORIDADES E AO POVO DE RIO PRETO E PARAPEÚNA)
O mundo todo se depara, assustado, com um vírus novo, mutante, que causa infecção respiratória séria, algumas vezes grave, que pode levar à morte. Nenhum vírus anda sozinho, ele precisa da "carona" de uma pessoa.
Estamos próximos de uma Festa Popular: a Exposição. Onde milhares de pessoas, de fora e daqui, se aglomeram. Aí o risco. Será que vale a pena? Acho que não. Talvez esteja na hora de colocar na balança. Vamos correr um risco grande de trazermos o vírus para cá. Fica a pergunta: não havendo a festa, impediremos o vírus de chegar aqui? Claro que não. Ele vai chegar. Não promover a festa é uma maneira de atrasar sua chegada.Vejamos: A festa é final de setembro. A vacina, nos países de 1º mundo, deve estar à disposição ainda no final deste ano. Dois meses... A vacina brasileira deve ficar pronta ano que vem. Quem sabe dá tempo? Sei que é uma postura antipática. Chega a ser meio triste. Mas, quem sabe, melhor uma tristeza passageira agora, que a tristeza definitiva de perder um ente querido? Melhor perder uma festa que perder uma vida.
Minha posição não pode e não deve ser decisiva. É só a opinião de um velho médico.
Que se ouçam opiniões de outros profissionais mais capacitados. A decisão é de todos e de cada um.
Não é hora de brincadeira nem de omissão. Estamos falando de vida.
Responsabilidade: Para que nenhum de nós se arrependa depois.
Rômulo Pereira Alvim.
Médico

IBAMA ENQUADRA GARIMPEIRO


O Ministério do Meio Ambiente e a Secretaria de Estado do Ambiente realizaram operação para acabar com um esquema de garimpo ilegal no Rio Paraíba do Sul, no município de Carmo, na divisa entre Rio e Minas Gerais. A Mineradora Melo, que não possuía licença ambiental para a atividade, foi autuada.
O Batalhão de Operações Especiais (Bope) fez o cerco à fazenda Estrela Dalva ainda de madrugada. A propriedade era usada como base para os garimpeiros. No local, foram encontradas quatro balsas grandes equipadas com bombas de sucção para retirar o cascalho do leito do rio e mais duas balsas-dormitório, onde estavam onze trabalhadores de outros estados. O proprietário das balsas, Jorge Bolívar Melo, foi autuado em flagrante e conduzido à delegacia do município de Carmo junto com os funcionários.
Nas balsas, os agentes também identificaram materiais utilizados para a lavra mineral, como peneiras, roupas de mergulho, maçaricos, extintores e cuias, além de bombonas, que serviam para o transporte do cascalho. De acordo com o perito do Instituto Carlos Éboli, Fernando Aires, foram identificados vestígios de mercúrio nas cuias. O metal, que é usado no garimpo para separar o ouro do cascalho, é de uso proibido em razão de provocar danos muitas vezes irreversíveis ao meio ambiente, além de ser prejudicial à saúde.
O Ibama abriu inquérito para investigar o crime ambiental. De acordo com a Lei federal nº 9.605/98, o infrator está sujeito à detenção de seis meses a um ano e à multa de até R$ 50 milhões.
A blitz conjunta contou com a participação do ministro Carlos Minc e foi coordenada pelo assessor especial do Ministério, José Maurício Padrone, que reuniu equipe de mais de trinta agentes do Grupamento Aero-Marítimo (GAM), Ibama, Batalhão Florestal, Bope, Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca) e Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

OS JUSTOS


Jorge L. Borges
Um homem que cultiva o seu jardim, como queria Voltaire.
O que agradece que na terra haja música.
O que descobre com prazer uma etimologia.
Dois empregados que num café do Sul jogam um silencioso xadrez.
O ceramista que premedita uma cor e uma forma.
O tipógrafo que compõe bem esta página, que talvez não lhe agrade.
Uma mulher e um homem que lêem os tercetos finais de certo canto.
O que acarinha um animal adormecido.
O que justifica ou quer justificar um mal que lhe fizeram.
O que agradece que na terra haja Stevenson.
O que prefere que os outros tenham razão.
Essas pessoas, que se ignoram, estão a salvar o mundo.

INSTANTES


Jorge Luis Borges
Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima, trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria mais tolo ainda do que tenho sido, na verdade, bem poucas coisas levaria a sério. Seria menos higiênico. Correria mais riscos, viajaria mais, contemplaria mais entardeceres, subiria mais montanhas, nadaria mais rios. Iria a mais lugares onde nunca fui. Tomaria mais sorvete e menos lentilha, teria mais problemas reais e menos problemas imaginários. Eu fui uma dessas pessoas que viveu sensata e produtivamente cada minuto da sua vida: claro que tive momentos de alegria. Mas, se pudesse voltar a viver, trataria de ter somente bons momentos. Porque, se não sabem, disso é feita a vida, só de momentos, não os perca agora. Eu era um desses que nunca ia a parte alguma sem um termômetro, uma bolsa de água quente, um guarda-chuva e um pára-quedas; se voltasse a viver, viajaria mais leve. Se eu pudesse voltar a viver, começaria a andar descalço no começo da primavera e continuaria assim até o fim do outono. Daria mais voltas na minha rua, contemplaria mais amanheceres e brincaria com mais crianças, se tivesse outra vez uma vida pela frente. Mas, já viram. Tenho 85 anos e sei que estou morrendo."

KISS COM ISSO


Adriano de O. Duque.
Rio Preto pode ficar sem sua festa maior, a Exposição. O motivo é a gripe. Mas há alternativas para que isso não aconteça, inclusive tiradas em recente reunião. Senão, vejamos. Sugeriram o uso das máscaras. Na portaria, funcionários ficariam encarregados de mascarar as pessoas e, dentro da festa, muitos outros fiscalizariam seu uso. Mas como ficar de máscara dentro de uma festa, surgiu o questionamento. E para beber?fumar?beijar?...componentes indispensáveis para qualquer comemoração. Alguém solucionou o problema da bebida, aliás foi o primeiro componente enfrentado e solucionado. A bebida não seria servida em copos ou latas, mas em seringas descartáveis. Formaria – se uma fila e cada barraca venderia suas ampolas. Para os beberrões, haveria um reservado onde a ingestão daria - se em forma de soro. O cara ficaria deitado e receberia os emeeles necessários para o seu festejar. O problema do fumo foi solucionado com mais facilidade, basta adesivos com nicotina e o vício está saciado. Com relação à maconha, por não haver o adesivo e a legalização da erva, não há risco algum, pois continuará sendo consumida em lugares mais afastados, longe das aglomerações, isto é, estradas, ou melhor, aeroportos. Ficou faltando o beijo. Depois de muito se pensar, o romântico do grupo arriscou um palpite: vamos beijar com os olhos. Isso é coisa de maluco, sacanearam alguns. O mais didático do grupo explicou que não funcionaria, pois as emoções afloram em uma festa e beijar com os olhos seria tão impossível quanto comer com os olhos diante de um banquete. Ah!oh!... silêncio no grupo. Alguém lembrou que a porção havia se acabado. Passados uns minutinhos, depois de outra rodada, é bom informar que esta reunião ocorreu num bar, entre álcool, cigarros e, claro, beijos, a mulher do grupo opinou. Com seus..., já nem sei quantos sentidos e libras a mais, e um pouquinho de ressentimento também, falou leve, pausada e desafiadora (ou vingativa?): vamos beijar como se estivéssemos beijando pela última vez e aí quem pegar o vírus pegou, ele será só um detalhe, afinal beijar é ato maior que festa e vírus. Beijar é demonstração de afeto, amor e paixão, mas não de número. Nesta última parte entrou a bronca. Falou daqueles caras que beijam para os outros. Alguém ponderou que há também aquelas que beijam para os outros e, principalmente, para as amigas morrerem de inveja. Novamente o silêncio. O poeta quis participar, desceu do seu mundo etílico-contemplativo e, claro, lembrou um verso. Atacou o problema com o seu poeta de cabeceira e bebedeira, o Augusto dos Anjos, e recitou: "Toma um fósforo. Acende teu cigarro!O beijo, amigo, é a véspera do escarro. A mão que afaga é a mesma que apedreja". E, como poeta, não esperou resposta de ninguém, tomou mais uma, deu outro trago no cigarrinho e voltou para o seu mundo. Foi aí, entre a viagem de volta do poeta e o silêncio do grupo, que o mais bêbado e fumante entrou na discussão e misturou vírus, poesia, política, música, medicina, religião e despejou: dane-se a gripe! viva a vida! quem tiver a mão decepada levante o dedo! tudo é tudo nada é nada! a culpa é da igreja! a culpa é do prefeito!..Diante desta catarse etílica, alguém teve a lúcida ideia de pedir a conta e deixar o problema do beijo para o próximo encontro que pode ser, quem sabe, na Exposição.

Translate