SOS ARGUMENTO

O Argumento precisa de sua ajuda. Faça uma doação para a C/C 07212 6, Agência 4570, Banco Itaú.

Contato - jornalargumento@yahoo.com.br


4/21/2009

Crônica: Ciúme (Dolor T. Freitas).

O Jornalzinho falou de uma história minha, pedindo para que eu a contasse. Uma história que eu conversei, mas não escrevi. Agora ela está pronta. Fala do ciúme. Primeiro, quero deixar claro que minha falecida esposa não era brava, tinha ciúme. O negócio esquentava quando eu ia no mato cortar lenha. É que eu tinha uma mania, acho que todo mundo tem manias. Eu tinha a minha. Antes de ir para o mato, lá do meu sítio, buscar um bom feixe de lenha, eu pedia que um portador fosse buscar primeiro um maço de cigarro. Era bom andar lá em cima pitando um cigarrinho. Comecei a fumar com doze anos, já contei isso. Pois bem, enquanto o cigarro não chegava, eu ia fazer a minha barba para o tempo passar. Aí a esposa chiava. Não entendia como que para ir cortar lenha era preciso sair barbeado, com loção e um maço de cigarro no bolso. Aí tem, falava brava com ciúme. Nesse mato, Dolor, deve ter alguma catita te esperando, ela me cutucava. Eu ficava quieto, não gostava de brigar. Entendia, porque eu era mais novo que ela dezesseis anos. Quero até contar que eu fui no casamento dela quando ela casou-se pela primeira vez. Era criança e, ainda por cima, éramos primos. O primeiro casamento durou dez anos. Logo que ela ficou viúva, quase dois anos, nosso casamento aconteceu. Eu era mais novo e depois quando ela ficou mais velha aí quem ficou nova foi ela, eu cuidava dela. Mas a cisma dela com o mato tem suas razões. Além da minha mania de fazer barba e comprar cigarro, antigamente, lá dentro do mato, sempre andava muita gente.É porque toda casa tinha o seu fogão à lenha. Não havia o fogãozinho à gás como hoje todo mundo tem. E a gente encontrava família inteira buscando lenha e até umas catitas mesmo. Muitas pessoas vinham lá da fazenda que se chama Grama. Nunca importei que cortasse lenha no meu sítio, sabia da precisão de todos. Mas tinha um vizinho que não gostava e acho que de pirraça o mato dele era o mais cortado. Uma coisa boa que ficou daqueles tempo é a água. A nascente é lá em cima, fica no meu sítio. Antigamente abastecia muitas casas no Divino. Era essa a história do ciúme. E para terminar esta história, eu acho que o ciúme estraga o casamento. Esse negócio que ele é tempero do amor é pura bobagem.

Autor: Dolor T. de Freitas

Brasil vai a Brasília

O presidente Lula se reúne com 3. 500 prefeitos. No dia 10 de fevereiro passado, Brasília, palco de grandes eventos, principalmente manifestações, recebeu prefeitos de todo o Brasil e de todos os partidos. Até prefeitos de partidos que fazem oposição sistemática ao governo Lula e ao PT (leia-se PSDB e DEM) foram prestigiar e ouvir o presidente. O encontro serviu para falar sobre a crise, aliás, para mudar o tom sobre a crise. A “marolinha” foi deixada de lado e prefeitos foram alertados e orientados pelo presidente para a necessidade de geração de empregos. No mesmo encontro, Lula informou que vai manda

Vale Riopretano está de volta – Seja bem vindo!

O jornal Vale Riopretano está de volta. E, para demonstrar que veio para defender a informação sem manipulação, já foi logo alertando que há sinal de coisa errada na saúde: compra privilegiada de medicamentos controlados.
Emendando a notícia do Vale Riopretano, necessário informar que a Secretaria de Saúde recusou uma doação de remédios feita por um centro espírita do Rio de Janeiro. Se houve esta recusa, os seus motivos precisam ser esclarecidos. Caso o Secretário queira se pronunciar sobre esses dois assuntos, oferecemos um espaço para resposta de trinta linhas, letra times new roman, tamanho 11, que será publicado na próxima edição. Informamos, por fim, que tanto a Câmara como o Ministério Público têm obrigação legal de apurar o informado pelos jornais.

A Voz dos Bairros

O J. Argumento oferece um espaço para a defesa dos bairros de Rio Preto. Se o seu bairro vai mal, escreva, mande fotos, aponte soluções. Outro caminho são as associações de moradores, desde que, claro, não sejam cooptadas por políticos oportunistas.

O Peso do Esporte Riopretano

“Powerlifting” é uma modalidade de esporte onde o atleta levanta peso. Apesar de quase nenhum patrocínio, mas muito amor ao esporte que praticam, Rio Preto tem dois atletas com excelentes resultados. Mauro Alexandre da Silva e Paulo Duque Alceu já disputaram até uma competição mundial. No currículo dos atletas já tem um primeiro lugar para Mauro, na modalidade “supino” (modalidade para atletas com até 67,5 Kg), onde o atleta conseguiu levantar nada menos que 135 Kg. Paulo, por sua vez, tirou também um primeiro lugar na modalidade “terra” (modalidade para atletas com peso máximo de 75 Kg), levantando 215 quilos.
Difícil mesmo para esses atletas está sendo levantar patrocínio na iniciativa privada e reconhecimento diante do poder público. Com a nova administração e a esperança de melhoras em todas áreas, fica a possibilidade de a Secretaria de Esportes investir nos primeiros lugares de “powerlifting”.

Professores ficam sem salário

Professores da rede municipal de ensino paralisaram suas funções por 72 horas. O motivo, mais que justo, foi o não pagamento do salário de dezembro, além de um terço das férias que também não foi pago. No dia 26 de fevereiro, os professores tiveram uma reunião com Prefeito e Secretário de Educação. Do Prefeito, os professores ouviram que não tinha dinheiro; do Secretário, que não estavam representados pelo Sindicato (será que o Secretário não sabe que o Sindicato tem forte ligação com a atual administração ? E, mesmo que não a tivesse, o direito à informação é dado a todos independentemente de sindicalização, pois trata-se de direito constitucional). Passada essa reunião infrutífera, as professoras se dirigiram à Câmara, no dia 02 de março. Novamente, elas foram desrespeitadas com evasivas dos representantes do poder. Por ironia, quem tomou as dores das professoras foi o vereador Antônio Márcio (DEM). O vereador sugeriu até que se processe a administração passada, mas que se pague primeiramente os professores. Ná página 03, o Jornal trouxe um texto das professoras explicando todo o acontecimento.

A Escola Estadual Dermeval Moura de Almeida traz boas notícias para os alunos

A Escola Estadual Dermeval Moura de Almeida traz algumas notícias boas para os alunos, ex-alunos e todos os leitores interessados. As notícias estão sendo elaboradas pelo professor João Marcos. Na página 04, o leitor conhecerá o E.J.A, saberá das aprovações nos vestibulares e sobre o museu da educação. Estas notícias, e muitas outras novidades, como as redações dos ex-alunos e fotos históricas, estarão também no site de Rio Preto (www.riopreto-mg.com). Vale a pena conferir esta iniciativa da diretora Néia e todos os professores da escola.

Carnaval, visitas ao site disparam

O número de visitas ao site de Rio Preto (www.riopreto-mg.com) bateu recorde no carnaval deste ano. O relógio do site (marcador) disparou e registrou quase mil visitas durante as três semanas que antecederam à folia. Os visitantes também enviaram e mails, a maioria deles perguntava sobre como chegar, onde ficar (se havia área de camping) etc. Sobre a programação, deixamos os visitantes sem respostas, visto que a prefeitura, através da comissão organizadora, não enviou informações ao site.
Lembramos que o site não cobra nada para divulgar as nossas festividades. Sendo assim, vamos aproveitar para divulgar nossos eventos e incentivar o turismo, o artesanato e, de modo geral, o nosso comércio.

Translate