SOS ARGUMENTO

O Argumento precisa de sua ajuda. Faça uma doação para a C/C 07212 6, Agência 4570, Banco Itaú.

Contato - jornalargumento@yahoo.com.br


12/29/2010

EDITORIAL

Editorial

            Que este jornal incomoda, não tínhamos dúvidas. O que nos chama atenção e também nos alerta é que ele está incomodando ao ponto de até tentarem difamá-lo.
            Desde a administração passada (Inácio), sempre fomos, como gostamos de repetir, o contraponto da notícia oficial. Ou seja, aquilo que os jornais da situação publicam, nós questionamos, como também levantamos o debate sobre questões que entendemos importantes para a nossa cidade, como a Santa Casa, meio ambiente, turismo, educação etc.
Ser contraponto das notícias veiculadas pelos jornais da Prefeitura e Câmara é despertar o senso crítico no leitor - obrigação e prazer de qualquer jornal independente, isto é, que sai às  ruas sem precisar passar antes pelo gabinete do prefeito. E se somos o contraponto da notícia oficial, não queremos ser, por outro lado, os donos da verdade. Temos sim a nossa opinião e queremos defendê-la e debatê-la, afinal a manifestação do pensamento já é livre há algumas décadas. Para defendê-la com transparência e independência nunca esquecemos também de abrir espaço para que as nossas autoridades respondam. Já perdemos as contas de quantas linhas oferecemos ao prefeito, vice-prefeito, entre outros, para responderem o que publicamos. Foi assim, por exemplo, com a notícia do provável osso humano encontrado nos entulhos de cemitérios lá na usina de compostagem (Posto). Neste local encontram-se, como sabemos, as principais nascentes que abastecem o nosso município. Para esta notícia, oferecemos linhas para o Secretário de Saúde, que é também o Vice-prefeito, e a resposta foi o silêncio.
            O que explicaria tanto silêncio por parte de muitos dos nossos representantes? Seja o que for, o melhor caminho que os nossos eleitos e indicados pelos eleitos devem tomar é o caminho do diálogo, do enfrentamento das ideias e propostas. Sugerimos, humildemente, que nossas autoridades tentem se espelhar um pouco na imagem do nosso Presidente que nem curso superior tem, como os seus adversários gostavam, hoje não mais, de falar, mas que tem por outro lado uma insistência em conversar e realizar que já lhe deu doutorado em relações públicas e reconhecimento internacional. Sabemos que é difícil, afinal não temos um Lula em cada Estado, como também não temos, em futebol, um Pelé em cada time, mas nem por isso devemos nos conformar com políticos do tipo Serra e jogadores do tipo Felipe Mello (fiasco da copa e algoz do Brasil). Podemos ser mais, podemos ser melhores e o caminho está no diálogo, nas obras, e nunca no silêncio ou na canelada.
Bom estar falando e sugerindo isso agora, pois ainda há tempo para que esta Administração exercite a democracia, o entendimento, a busca de soluções reais para o município. Responder aos jornais é responder à população, será que é tão difícil ver isso. Responder aos questionamentos é mais interessante e produtivo que usar linhas e falas para tentar difamar o Jornal e o site de Rio Preto.
            O site de Rio Preto nunca teve nenhuma parceria com esta ou a administração passada, ao contrário de certas falas desinformadas ou rasteiras. Foi uma pena não termos tido esta parceria, pois, com ela, poderíamos estar com a nossa cidade anunciada em grandes circuitos turísticos, como sites que divulgam o turismo pelo Brasil. Seria dinheiro certo para o comércio de nossa cidade. Dinheiro sem depredação ambiental, com  pousadas, bares, restaurantes, feira na praça sempre cheios e muitos empregos sendo gerados direta e indiretamente. Repetimos, fazer parceria com órgão público não é vergonha se a parceria é honesta, se é feita para o desenvolvimento do lugar e dentro da legalidade. Será que os nossos eleitos não sabem disso. Ou sabem, mas não estão acostumados a agir dentro da legalidade? Talvez ainda vamos ter um político que deixe o interresse pessoal de lado e pense primeiro na cidade. Um político que aceita o fato de o proprietário do site que divulga Rio Preto ser também o proprietário do jornal que questiona a atual Administração. 
            Mais que curso superior, estamos vendo que falta aos administradores é grandeza  política, desprendimento e vontade de acertar.
            Então é isso aí, caro leitor, o site e o jornal seguem firmes. Ambos independentes e com seus propósitos. O site é para divulgar a nossa cidade lá fora, além de abrir uma janela para as saudades dos que estão longe; o jornal, por sua vez, é para divulgar o nosso meio ambiente, a nossa crônica, os clássicos da literatura e, em matéria de política, o Argumento está aí para qualificar o nosso voto, que quer dizer senso crítico apurado para podermos diferenciar, como sabemos de sobra no futebol, um político de um politiqueiro ou, se preferirem, caneleiro.

ENTREVISTA

Vereador Antônio Márcio pensa Rio Preto.

Jornal Argumento- 1 - Dois anos de Administração Edmar. Qual foi o papel da oposição em Rio Preto?

Antônio Márcio – Como sempre falei na Câmara Municipal e nestes 02 primeiros anos do 2º mandatos de Vereador, prezei por uma oposição firme, mas com o propósito de Rio Preto continuar desenvolvendo. Na Câmara Municipal, fizemos com que o Prefeito atual cumprisse com as suas obrigações  fiscais. Apresentamos Projetos e cobramos do Prefeito que cumprisse o seu plano de Governo, tais como: a Isenção da taxa de iluminação Pública, recursos para as entidades; Santa Casa, APAE e manutenção das estradas rurais, dentre outras. Por isto não prezo por uma oposição de criticas constante ou acusações sem embasamento legal.

Jornal Argumento- 2 –Como Desenvolver a agropecuária de Rio Preto?

Antônio Márcio – O Desenvolvimento da área Rural de Rio Preto tem como ponto de partida melhores condições nos seus acessos, com um projeto simples, que é a criação dos conservas de estrada rurais, calçamento dos piores trechos das estradas, que poderá ser feito dentro de um planejamento em parceria pública privada,  com isto poderemos incentivar os pequenos produtores, já que temos um grande número destes. E com isto diversificar a produção e também estimular o desenvolvimento da feira de produtores. Junto com isto a criação de uma frota Municipal de maquinas Agrícolas.

Jornal Argumento- 3 – Como  fortalecer a Santa Casa (nosso único Hospital)? O que um prefeito pode fazer por ela?  

Antônio Márcio – Saúde é um problema Nacional, mas, podemos em nossa cidade tentarmos amenizar esta situação sem promessas absurdas, sem compromisso de que não serão cumpridos, mas sim com investimento e melhoramento de sua estrutura hospitalar.  Trazer  para esta entidade convênios com outros Municípios e assim melhorar os recursos da Santa Casa. Por parte uma contribuição justa e que possa atender o trabalho de emergência e urgência, prestada por entidade ao Município. Criação de  um quadro de profissionais de saúde do município,  com a devida valorização  dos mesmos. Fazer do nosso, um hospital de referência.

Jornal Argumento- 4 – Está faltando espaço para os vereadores no site da Câmara? Que tal se a sua entrevista e dos demais vereadores estivessem  também no site da Câmara?

Antônio Márcio – Não. Farei o pedido ao Presidente da Câmara para publicação destas entrevistas no site.

Jornal Argumento- 5 – Como foi sua atuação nestes dois mandatos de Vereador.

Antônio Márcio – Procurei muito trabalhar para o bom desenvolvimento de Rio Preto, não fiquei de braços cruzados,  fiz muitos contatos com Deputados Estaduais e Federais, procurando projetos e recursos para melhorias de Rio Preto. No Governo passado, consegui para Rio Preto juntamente com o prefeito anterior muitos recursos que até hoje estão sendo usados em nosso município, como vereador de situação não medi esforços para o bom desenvolvimento. Hoje, como vereador de oposição continuo com o mesmo propósito.  Já fiz contato com deputados solicitando verbas para realização de obras e Emendas Parlamentar para beneficiar as entidades (Santa Casa, APAE, Asilo e Corporação Lima Santos e outras). Defendo a idéia que podemos ser políticos contra, mas  não devemos ser do contra, e se somarmos os esforços de todos os políticos para o bem comum, com certeza o município desenvolverá.   

Nota da Redação. Esta pergunta foi acrescentada pelo Vereador. Por achá-la relevante e diante do espaço não usado totalmente pelo vereador em suas respostas foi possível a sua inclusão.

Jornal Argumento- 6 – Por que se candidatar a Prefeito de Rio Preto?

Antônio Márcio – quando resolvi participar da vida política de Rio Preto, criei um  propósito, um objetivo e um desafio. Vim como candidato a Vereador pela 1ª vez, e a partir daí, tive um contato direto com a sociedade Riopretana, apesar da derrota na 1ª eleição. Fiquei determinado  que ali estava o que gosto de fazer, a partir daí adquiri experiência e conhecimento político, fazendo  com que nas 2 eleições seguintes fosse vitorioso,  e a partir da ultima, passei acreditar que Rio Preto está na hora de mudança e renovação política.
Com isto, coloquei meu nome para o grupo “DEM, PR e PP” no qual, foi aceito como pré-candidato a prefeito. Diante disto, acredito que com muito trabalho, vontade e principalmente tempo, junto com meu grupo e com o apoio da comunidade de Rio Preto  muito poderei fazer.

Jornal Argumento- 7 – Considerações Finais.

Antônio Márcio – Aproveito este espaço para falar da minha pré-candidatura a Prefeito de Rio Preto. Acredito que o povo Riopretano está vendo a necessidade de mudança. Mudança onde Rio Preto fique acima de brigas pelo poder, brigas partidária e interesse próprio, pela vaidade e pela intenção de ter na sua vitória a derrota de um nome. Gostaria de levar até aos riopretanos  bons  projetos, boa expectativa para os nossos jovens, investimento  para a terceira idade e uma estrutura turística que possa trazer ao município a oportunidade de crescimento e com isto ajudando a comercialização de toda a nossa produção. Qualquer critica ou sugestão mande pelo meu email antoniomarcio@cmrp.mg.gov.br
Desde já desejo a todos os riopretanos um Feliz Natal e próspero Ano Novo.


NOTA DA REDAÇÃO

Eis aqui outra nota de redação. Esta é a nota que gostamos de fazer. Nossas linhas, hoje, são de agradecimentos e de uma importante observação: é possível falar de política deixando de lado as paixões e o nocivo radicalismo com pessoas e imprensa.
            Assim como os vereadores José Benedito, Adilson Mello e Paulo Vitor, o  vereador Antônio Márcio aproveitou a oportunidade dada pelo jornal Argumento para mostrar um pouco de suas idéias, falar de seu trabalho.
            Finalizamos esta nota de redação agradecendo novamente os vereadores acima citados por terem pensado a cidade e respeitado a inteligência dos leitores.
            Que assim seja com os próximos.

MEIO AMBIENTE

AS ÁRVORES
Arnaldo Antunes

Pesquisa Valério M. Duque, Analista Ambiental IBAMA

As árvores são fáceis de achar
Ficam plantadas no chão
Mamam do céu pelas folhas
E pela terra
Também bebem água
Cantam no vento
E recebem a chuva de galhos abertos
Há as que dão frutas
E as que dão frutos
As de copa larga
E as que habitam esquilos
As que chovem depois da chuva
As cabeludas, as mais jovens mudas
As árvores ficam paradas
Uma a uma enfileiradas
Na alameda
Crescem pra cima como as pessoas
Mas nunca se deitam
O céu aceitam
Crescem como as pessoas
Mas não são soltas nos passos
São maiores, mas
Ocupam menos espaço
Árvore da vida
Árvore querida
Perdão pelo coração
Que eu desenhei em você
Com o nome do meu amor.

NOTÍCIAS DE RIO PRETO

RIR É O MELHOR REMÉDIO

Por Adriano de O. Duque, Valério M. Duque, Papa, Obama, Mister, Joinha, Leão (carta psicografada no centro espírita Doses de Esperança), Leão da Receita, Carla Peres, Neneto, moradores do cemitério Nós Que Aqui Estamos Por Vós Aqui Esperamos, entre outros vivos, mortos e feridos.

PAC MUNICIPAL -  I

A Prefeitura de Rio Preto deu início, no dia 30 de outubro passado, a uma grande obra em nossa cidade. A enchedeira trabalha, até nos feriados, em terrenos na rua Viscondessa do Monte Verde, beira rio, antes do Parque de Exposições. Será uma escola? Será um hospital? Será uma creche? Vamos acompanhar, ansiosamente, esta mobilização. Parabéns aos nossos representantes. Pelo visto valeu a pena investir tanto dinheiro na recuperação da enchedeira. Mais detalhes desta possível obra pública poderá ser acompanhado de perto na rua Viscondessa do Monte Verde. Confira!

ALÔ RIO PRETO

O site de nossa cidade – www.riopreto-mg.com – criou um espaço para o visitante deixar o seu recado. Acesse o nosso site, no link “ Alô, Rio Preto!”, e confira as mensagens que lá estão postadas, aproveitando  para mandar um alô também para a nossa cidade. Quem inaugurou este espaço foi a visitante Cristiane Ramilo. Confira abaixo o seu recado.
“mensagem = Meu nome é Cristiane,estou postando essa mensagem para dizer a todos os visitantes desse site o quanto Rio Preto é um cidade linda,pequena em extensão, porém gigante em valores!Morei nessa cidade dos 5 anos até os 9. Hoje tenho 21 e moro no Rio de Janeiro e ao me deparar com esse site me trouxe de volta recordações das quais nem eu me lembrava mais...dos carnavais e seus blocos de rua, da minha antiga escola Afonso Pena Junior,das professoras, das cachoeiras, das ruas de pedras, do morro da Safira, da praça da cidade e seu lago verde de frente a uma igreja, de um cinema antigo que eu nem sei se hoje em dia funciona. Minha mãe contava histórias desse cinema, de um verde lindo que se encontra por essas bandas e do povo humilde e receptivo...É com muita satisfação que posto essa mensagem...site está de parabéns, vai de Rio Preto para o mundo!!!...”
            Nas próximas edições do Argumento, publicaremos mensagens para Rio Preto. Dê o seu recado, mande um “alô” para a nossa cidade!

EXPOSIÇÃO 2010

Se você foi muito animado para a Exposição certamente se divertiu, encontrou os amigos, ouviu música, bebeu, dançou, namorou etc.
Se você estava muito animado talvez não observou que a exposição não estava tão animada quanto você.
Para começar a música, o sistema de som só começava a funcionar quando era nove horas da noite. E a música não era de boa qualidade.
Numa noite os testes do som duraram uma hora. E foi uma hora de “Alô, alô, ei, ei, um, dois, três...”. E a música não era de boa qualidade.
Quem resolveu ir durante o dia para ver o espaço de artesanato e os produtos da terra teve outra surpresa ruim. Ocupando o espaço já pequeno do artesanato estava uma caminhonete cabine dupla exposta para a venda.
Chegávamos no stand de artesanato e lá estava a caminhonete tirando a visão e a passagem.
Agora, caminhonete cabine dupla tem alguma coisa a ver com artesanato e produtos da terra?
O turista e nós queremos ver aqui a variedade do artesanato ou uma caminhonete estacionada?
Foi bom o parque de diversões e fez a alegria da criançada.

A Exposição no seu conjunto está muito repetitiva e sem animação. E é possível fazer exposições melhores no futuro? Já se fez exposições muito melhores em Rio Preto, por exemplo, as exposições feitas pelo ex-prefeito José Geraldo e pela Casom. Para quem não era nascido, lembramos que a música era de muito melhor qualidade e em muito maior quantidade. Naquelas exposições não vendíamos caminhonete, mas os stands de artesanato e produtos locais eram mais destacados.

Fazer uma exposição bonita e animada é possível, ao contrário do que parece hoje. Mas é preciso vontade e competência que parece faltar hoje. A Prefeitura parece que fez uma exposição somente para se livrar de uma obrigação e não conseguiu sucesso.

Esperamos que no ano que vem não continue esta fórmula ineficiente de fazer uma Exposição, a começar pelo fim da cobrança que exclui muitos riopretanos.

Violência - Com a palavra os Srs. Prefeito e ex-candidatos a Prefeito

Para saber mais sobre o que está sendo feito e o que poderá ser feito para combater esta onda de violência, o jornal Argumento faz as seguintes perguntas  ao Srs. Prefeito e candidatos a prefeito, nas eleições passadas.  Pergunta para o Prefeito:  Sr. Prefeito, combater a violência é também tarefa do Executivo Municipal. O que o Sr. vem fazedo para combatê-la? (Resposta poderá ser dada em até 15 linhas, letra times new roman, tamanho 11).Pergunta aos ex-candidatos  a prefeito Srs. Agostinho, Inácio, Sandro e Aloísio: como combater a onda de violência que assola a nossa cidade. (Resposta poderá ser dada em até 10 linhas, letra times new roman, tamanho 11).


As respostas serão publicadas na próxima edição impressa do j. Argumento e, imediatamente, na versão on line.  A versão on line do Argumento está no site de Rio Preto - www.riopreto-mg.com

RIO PRETO ASSALTADA

Falar dos assaltos que assolam a nossa cidade é triste. Primeiro porque temos que percorrer cada um, e são muitos: lojas, casas, sítios, fazendas, carros, igrejas...E vamos imaginando o que ainda de ruim está por vir.  Será que também seremos assaltados na rua, voltando para casa depois de uma festa? Se continuar assim, teremos em breve esta notícia. Será que diante desta onda de violência, crimes contra os costumes, a exemplo do estupro, acontecerão? Se continuar assim, é provável que também aconteçam.
Para não continuar assim, a população vem se mobilizando como pode. Faz passeatas, veste-se de luto, bate bumbo, empunha cartazes, dá o seu recado nos jornais, televisão, rádio, enfim, grita de todas as formas por paz e ação. Grita para as nossas autoridades que, tomara não sejam todas, cegas, surdas e mudas. 

Pintando no Funil

O jornal Argumento subiu a serra do Funil para um bate papo com Célia Vaz. Que ela é artesã, já sabíamos. A boa surpresa foi saber que Célia também gosta de escrever. E é para falar um pouquinho de sua vida e de seus poemas que estamos aqui. Abaixo, Célia nos conta como começou a pintar. Mais adiante, trouxemos dois poemas: O Jardim e Filiação.
No site de Rio Preto -  WWW.riopreto-mg.com – Célia mostra um pouco de sua arte e fornece contatos e endereços (lembramos aos artesãos que o site de Rio Preto não cobra para divulgá-los).  
Célia Vaz por Célia Vaz

Fiz aulas de pintura a óleo sobre tela dos nove aos treze anos de idade. Dona Vera, a professora, nos exibia diversos modelos para pintar e bastava escolher um deles para passar ao lápis e dali para os pincéis. Um belo dia larguei as aulas e durante três anos vivi esquecida dessa aprendizagem. Até que num outro belo dia, veio a vontade pintar uma pequena águia que vi numa revista e comecei a “obra” em casa mesmo, sozinha. Nunca mais parei.
Mais um belo dia, e a idéia de o que pintava em tela poderia pintar em objetos diversos. Sempre reproduzindo, e aí está uma das chaves do meu trabalho: nunca criei, no sentido clássico, uma pintura sequer das muitas que produzo, mas busco referências variadíssimas para esse trabalho, que podem provir de fotografias de jornal e revistas, desenhos egípcios ou islâmicos, grandes pintores do passado e atuais, arte romântica, ilustrações para livros etc. Com qualquer informação visual, que a meus olhos traduza o belo, aproprio-me da cultura de ontem e hoje, de meu país ou não. Mas buscando sempre uma unidade, através de um jeito próprio de desenhar e manipular materiais, tintas e pincéis. Preferencialmente trabalhando com sucata (aproveitando do conceito de reciclagem), e eventualmente trabalhando com materiais da natureza, como as populares cabaças.

Apenas mais um jeito, entre inúmeros outros, de se fazer arte ou artesanato, como se queira.

Célia Vaz, artesã autodidata morando há dez anos na Serra do Funil em Rio Preto-MG.


O JARDIM

1

O ancião disse à menina triste:
“Há jardins insuspeitados no teu esquecido quintal”.
- Onde estão que eu não visse?
“nas sementes que estão livres de todo o mal”.
- E onde estão essas sementes?
“No coração de tua mãe que não compreendeste.
E enquanto vias pálido o que era cheio de cor,
Elas esperavam o calor de teus cuidados.
Florescerão sob a sombra de teu amor,
E os frutos por teus olhos regados
Alimentarão essa outra fonte da vida
E tua mãe será enfim compreendida”

2

No jardim submarino crescem pérolas
Com que sonham escuras donzelas
Adornarem-se de luz
Para escaparem da sombria cruz
A que foram condenadas.
E com essas jóias de luz sonhadas
Ofertam sua nudez ao dia;
E o mundo todo ouvia
As canções de amor das crioulas
Com que sua natureza encantou-as

3

Eu sou como a água
Essa que é outra
Sob um tépido sol
Ness’alegria iridiscente
Mandalicamente girando
Pelo aspersor do jardim
Chamando passarinhos
Para o banho dominical
E a gente para o passeio.

4

E chego à conclusão de que o amor
É como árvore centenária:
Assim como exibe dulcorosa flor
Também hiberna e desfolha.


FILIAÇÃO

Que os seres vivos são biófilos:
A vida aprecia a vida.
Que os seres vivos buscam luz:
A vida é filha do sol.

A luz engendrou moléculas
Que se auto-sustentaram,
Milhões de anos se passaram
E a carne feita de luz aperfeiçoou-se:
Nasce a mente humana,
Lucifilial afinal.

LULA, DILMA E O PT DE RIO PRETO

Por Adriano O. Duque

     Final de ano. Foram muitos argumentos para vencê-lo. Lula fez Dilma presidente, como desejava. Quebrou mais um tabu, teremos uma mulher na presidência e, mais que isso, admirável. E se com Lula a esperança venceu o medo, com Dilma a verdade venceu a mentira. E foram muitas, algumas de tão absurdas tornaram-se patéticas: “Dilma mata criancinha”, “Serra sofre atentado”.
No desespero de vencer, colunistas foram demitidos por ousarem defender programas sociais do governo Lula em suas colunas. Um exemplo, a psicanalista e colunista do jornal Estado de São Paulo (Estadão), Maria Rita Kehl, demitida porque defendeu em sua coluna a Bolsa Família dizendo que a mesma é “bolsa cidadania”, mas não “bolsa vagabundagem”, como muitos políticos e jornais apregoam. E se o ano político foi bom para o Brasil, principalmente para o brasileiro de baixa renda, já é motivo para comemoração e dizer que os próximos anos prometem progressos maiores.
     Nesta festa da esperança e da verdade, Rio Preto vem fazendo a sua parte. Dilma venceu nos dois turnos. E esta vitória só não foi maior porque faltou conscientização. Faltou conscientização porque o PT de nossa cidade encontra-se em uma aliança com o PSDB de Serra. Aliança esta que afasta o PT dos trabalhadores, dos jovens e do sonho de governar nossa cidade para os abandonados pelo poder público – e são muitos.
Pelo visto, aqui Lula só serviu mesmo para angariar votos na eleição municipal, pois, como vimos, sequer houve uma manifestação por parte do PT pelos 8 anos do governo Lula e as conquistas garantidas por este governo. E se faltou argumentos (ou independência) para o PT de nossa cidade despedir do presidente que mudou a cara do nosso País, defender a candidatura Dilma de tantas mentiras e comemorar com o povo a sua vitória na praça, para nós do Argumento não faltam páginas para dizer que Lula deixou um legado de esperança que se baseia na distribuição de renda.
     Desejamos aos nossos leitores um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

Translate