SOS ARGUMENTO

O Argumento precisa de sua ajuda. Faça uma doação para a C/C 07212 6, Agência 4570, Banco Itaú.

Contato - jornalargumento@yahoo.com.br


6/03/2011

EDITORIAL



 


foto: Leandro de O. Paço
  
Novamente, o jornal Aqui vem questionar o Argumento. Mais uma vez sai em defesa do mesmo vereador da situação. Por que tanta preocupação do vereador e do Aqui com o Argumento, para não falar ataques e perseguições?

No fundo, o que muito incomoda o vereador da situação, que fica sempre por trás das linhas do outro jornal, é o espaço democrático que foi dado a todos vereadores no jornal Argumento e no site de Rio Preto. Aliás, no site riopretano, os nossos vereadores não são meros formadores de opiniões, como o site da Câmara insiste em lhes tratar. No site de Rio Preto, cada vereador tem um espaço seu, um banco de informações onde estão suas ações e propostas. Nele, saberemos o que pensam os nossos legisladores sobre a Santa Casa, as entrevistas concedidas ao Argumento etc.

Sendo assim, o Argumento continuará entrevistando e dando espaço a todos os vereadores, sem discriminação. Ao contrário do jornal que nos questiona, o Argumento abre suas páginas para todos os vereadores. Será que os demais vereadores não existem para o outro jornal? Será que eles nunca serão entrevistados pelo outro jornal? Será que nunca poderão falar, por exemplo, sobre a Santa Casa, o meio ambiente, a fila que se forma pelas madrugadas em busca de uma consulta agendada (como se uma doença marcasse data para chegar), entre muitas outras questões de interesse da nossa municipalidade. Será que no outro jornal os nossos legisladores nunca poderão falar dos seus projetos? A qualificação do voto e, consequente melhora dos serviços públicos, como saúde e educação, passa pela vontade, capacidade e independência dos nossos políticos. Diante disso, um jornal que se preze deve buscar o debate político para os seus leitores, mas não ficar servindo a este ou aquele político.

Continuamos favoráveis e lutando pela abertura do site da Câmara. A notícia de que o site do nosso legislativo, construído com dinheiro público, continuará sendo controlado pelo ex-presidente da Câmara em muito nos entristece. Pois, sabemos que um vereador é muito mais do que um formador de opiniões. Vereador faz leis e fiscaliza os atos do Executivo, isto é, prefeito. E, sendo assim, deveria ter um espaço a altura, personalizado, a fim de que tenhamos um banco de informações sobre suas ações políticas. Esta seria uma prestação de contas eficiente, já que, repetimos, personalizada. Mas, pelo visto, o site continuará a não cumprir sua função mais importante, que é a de destacar o seu personagem principal: os vereadores.

O Argumento não persegue nenhum político, como afirma o Aqui. O Argumento, por ser um jornal independente do poder, noticia e desperta o senso crítico em seus leitores. Fato que preocupa alguns políticos, principalmente aqueles que passavam a imagem de defensores do dinheiro público. Estes, quando questionados, tentam, de todas maneiras, uma saída. Para isso, alegam perseguições, espalham boatos etc. Tentam de todo jeito nivelar o debate político por baixo. Neste jogo, os nossos leitores podem ficar despreocupados, nós não entraremos.

A foto acima mostra que não estamos aqui para perseguir nenhum político, mas noticiar e propor uma reflexão sobre os políticos que discursam uma coisa e, quando no poder, praticam outra. A foto mostra a enchedeira da prefeitura trabalhando no lote do vereador que se diz perseguido pelo Argumento. Sobre esta máquina, a prefeitura, inclusive, já noticiou que gastou muito dinheiro na sua recuperação. Com esta foto e com esta resposta, podemos dizer, primeiramente, aos leitores do Argumento e depois ao outro jornal e ao vereador que se diz perseguido, que isto não é perseguição, mas jornalismo independente. Como sabemos, a enchedeira pública é para obras públicas (estradas, pontes, escolas etc) e, fora da esfera pública, para pessoas carentes, sem condições de contratar uma máquina particular.

Se o poder não gosta do Argumento, paciência! Uma coisa é certa, os cofres públicos agradecem notícias como esta e a população, independente e conscientizada, também.

Finalizando, o poder é uma régua que nos mostra a verdadeira medida de cada um.

Ps. Em vez de utilizar o jornal Aqui para tentar passar a imagem de perseguido, seria mais transparente e leal se este vereador buscasse o Judiciário contra o Argumento. Assim, seria direto, isto é, apareceria publica e judicialmente contra o nosso jornal, deixando de ficar por trás das linhas do outro jornal.

A CASA DOS MONTEIRO

Gilberto Monteiro

De repente vem do jardim

o ar

com cheiro

de jasmim.


Zás-trás

mas bem calado

o perfume me leva

ao passado.


O rio Preto ora alto

ora baixo

a ponte

e na boca da ponte

a casa

com seus caramelos

rendas

e cortinas.

Rente ao muro o cheiroso

jasmineiro.


Suavemente o passado volta.

Ponte que ficou

águas que se foram

com a infância,

e,

do jasmineiro

o cheiro

a fragrância...

NOTÍCIAS DE RIO PRETO

ESTRADA DO FUNIL NÃO É LIXEIRA

“A comunidade do Funil não aprova o lixo”. Estes são os dizeres da placa de protesto que se lê na estrada Rio Preto – Funil, sentido Rio Preto. No lixo despejado tem entulhos de obras e pneus velhos. E tem, principalmente, a falta de consciência daquele que o jogou e a omissão do município.
A participação efetiva da prefeitura na defesa do meio ambiente e do turismo de nossa cidade seria decisiva para impedir atitudes como esta.
Jogar lixo em beira de estrada, atirar bolsas plásticas no rio, entre outros crimes ambientais, comprometem a nossa saúde, meio ambiente e a nossa economia.
O Funil é um lugar turístico, lá, como sabemos, já se encontram pousadas e vendas de artesanato. Para lá muitos turistas vão e geram empregos, aquecem a economia familiar, enfim, proporcionam uma circulação de dinheiro sem depredação ambiental.

ALÔ, RIO PRETO!

nome = Deivisson
email = deivisson2009@yahoo.com.br
mensagem = Olá, gostaria por meio deste email fazer uma denúncia contra pescadores, esses caras usam uma química misturada com fezes de gente para pescar. Eles pescam lá no povoado de PORTO DOS INDIOS, num lugar mais conhecido como Califórnia. Eles pegam mais de 200 quilos de peixes por dia. Se ninguém fizer nada, eles vão acabar com os peixes do RIO PRETO . Gostaria que alguma providência fosse tomada, vou lá há mais de 20 anos e pesco, não gostaria de ver os peixes do rio acabando dessa forma. Desde já, agradeço a atenção.

A ADMINISTRAÇÃO EDMAR VAI ACONTENCER EM 2011?

A enquete online do jornal Argumento chega ao final. Perguntamos se a administração Edmar vai acontecer neste ano. Foram 52 votos. 42 participantes votaram não, o que corresponde a 80%. Dez disseram sim, acreditam que a administração Edmar vai acontecer em 2011. A enquete ficou no ar por quase três meses e terminou no dia trinta de março passado.
A próxima enquete já está no ar. Desta vez, o Argumento convida os riopretanos para votar na seguinte questão: A Administração Edmar acertou em comprar o prédio da extinta Credrio? Participe desta enquete. Vamos pensar os caminhos do dinheiro público.

CIRETRAN DE RIO PRETO FECHADO TEMPORARIAMENTE

Operação da Polícia Civil em Minas e no Rio de Janeiro prende onze pessoas. Em Rio Preto, de acordo com o Departamento de Trânsito (Detran), só de caminhões há cerca de mil registrados, ou seja, um para cada cinco habitantes. A média nacional é bem maior, um para cada 77 moradores. A suspeita é de que haja uma quadrilha de falsificação de documentos. Em Santa Bárbara do Monte Verde um despachante foi preso e um veículo apreendido. Eles foram levados para a delegacia de Rio Preto, onde houve intensa movimentação de viaturas.

O que aconteceu na região

A operação batizada de “Esquema” foi realizada em Volta Redonda, Barra Mansa e Barra do Piraí, e simultaneamente nas cidades mineiras de Rio Preto, Santa Bárbara do Monte Verde e Juiz de Fora. Participaram da operação também a Draco (Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais), Forças Armadas, Polícia Civil de Belo Horizonte e Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. Ao todo cerca de 150 policiais, incluindo 19 delegados, 40 viaturas e um helicóptero foram envolvidos. O objetivo foi cumprir 15 mandados de busca e apreensão e nove de prisão na região.
Segundo o delegado de Minas Gerais José Marcelo, essa é a segunda fase da operação, cujas investigações começaram há seis meses. A primeira aconteceu no fim do ano passado, em Minas, onde 11 pessoas foram presas, entre elas, um vereador, um ex-prefeito e alguns empresários, além de caminhões apreendidos. Nela, também foram constatados 1.249 documentos falsificados.

FONTE. UOL E MGTV.

IAVARP

João Emídio – DIRETOR EXECUTIVO DO IAVARP

Atendendo a convite da Associação Brasileira do Ministério Público de Meio Ambiente – ABRAMPA, o Instituto Ambiental Vale do Rio Preto – IAVARP, instituição ambientalista sediada em Rio Preto/MG, participou, nos dias 6 a 8 de abril do corrente, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, em Belo Horizonte/MG, do Congresso do Ministério Público de Meio Ambiente da Região Sudeste, evento preparativo do XI Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente. O evento, que tratou de assuntos da mais alta relevância para o desenvolvimento sustentável, teve como tema “Atividades Econômicas e Proteção Ambiental” e contou com a participação da cúpula do Ministério Público de vários estados brasileiros, do Presidente da ABRAMPA, do Governador e do Vice-Governador do Estado de Minas Gerais; de Prefeitos, Secretários Municipais e representantes das principais instituições públicas, privadas e do terceiro setor dos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, num total de mais de 650 participantes. Representaram o IAVARP a Professora Marilda Cruz Lima da Silva, a Professora Matilde Moreira de Almeida e o Engenheiro João Emidio Lima da Silva, Diretor Executivo do IAVARP, que cobriram, com recursos próprios, as respectivas despesas de viagem.
“Foi com imensa satisfação que vimos a logomarca do IAVARP, uma instituição riopretana, em todo o material impresso do Congresso, bem como nas projeções em várias telas, ao lado das logomarcas das principais instituições públicas, privadas e do terceiro setor da região Sudeste”, declara a Professora Marilda. Durante o evento os representantes do IAVARP mantiveram contato com várias autoridades para tratar de assuntos do interesse do Instituto.

ENTREVISTA

Entrevista feita pelo j. Argumento com o vereador Salvador.

PERGUNTA: Como o Sr. avalia o seu mandato?

RESPOSTA: Avaliamos nosso mandato como um importante instrumento no processo democrático municipal, tendo a ética e a seriedade como nortes a serem seguidos durante toda a legislatura. Assim, tenho consciência da responsabilidade a nós confiada pela população de Rio Preto, cabendo a cada vereador o dever de lutar e defender de forma incansável os interesses de toda a coletividade.

PERGUNTA: Às vezes, diante de uma urgência, justifica-se uma obra de caráter emergencial. Entre o Cavaco e a Safira, temos uma ponte que está condenada, onde carros não passam. Sabemos que a intenção do Prefeito é construir uma ponte nova naquele local. Enquanto esta ponte não sai, não seria importante, na opinião do vereador, uma obra emergencial naquele local, ou seja, a construção de uma ponte provisória, mas que viesse a proporcionar segurança para os que ali passam?

RESPOSTA: Primeiramente cumpre reafirmar que temos total conhecimento da situação dos Bairros Cavaco e Safira, tanto que fizemos vários pedidos verbais, requerimentos e indicações ao Sr. Prefeito para que esta questão fosse solucionada o mais rápido possível, evitando assim maiores transtornos para os que ali trafegam. Em relação a construção de uma ponte provisória no local ou a recuperação da ponte original, acreditamos que tal decisão deve ser tomada pelos departamentos competentes do Poder Executivo, uma vez, que não possuímos conhecimentos técnicos suficientes para avaliar a situação do local.

PERGUNTA: Como é ser Presidente da Câmara?

RESPOSTA: Me sinto muito honrado em Presidir a Mesa Diretora do Poder Legislativo Municipal, advindo com este cargo uma enorme responsabilidade para com meus pares e com a população. Desta maneira, ser Presidente e comandar os destinos da Câmara de forma democrática e consciente, dando respeito para ser respeitado, agindo com sabedoria em cada ação e decisão a ser tomada, é adotar uma postura digna e condizente com a importância do Cargo, ouvindo sempre o plenário antes de tomar qualquer decisão.

PERGUNTA: A compra do prédio da extinta CREDIRIO foi muito festejada pela atual administração. Em que esta compra vai melhorar a vida do riopretano?

RESPOSTA: Acredito que esta ação adotada pelo Governo Municipal, trará economia para os cofres públicos municipais, pois, a Prefeitura irá economizar os recursos financeiros destinados ao pagamento de imóveis alugados, recursos estes que certamente serão empregados em obras e melhorias para nossa cidade. Aliado este fato a Prefeitura está recuperando valores financeiros aplicados na CREDIRIO que demorariam vários anos a serem resgatados em longas demandas judiciais e ainda deixando para a cidade de Rio Preto um valioso patrimônio que poderá ser utilizado por todos.
PERGUNTA: Sobre o Site da Câmara, já foi publicado que ele continuará como está, ou seja, oferecendo aos vereadores um papel secundário, isto é, de formadores de opinião. É verdade?

RESPOSTA: Acreditamos que o site do Poder Legislativo Municipal, idealizado e instituído pela administração do Vereador Léo Reis, se tornou um importante veiculo de informação e esclarecimento de todas as atividades administrativas e Legislativas da Câmara, sem qualquer tipo de censura em relação às opiniões de todo o corpo legislativo, pretendemos ainda manter esta postura e ampliar a participação dos vereadores a medida que as reivindicações da sociedade forem surgindo. Desta maneira, esta Presidência continuará a valorizar este espaço democrático, mantendo-o sempre atualizado e aberto a toda a comunidade, deixando a inteira disposição de todos os Edis que pretenderem externarem no mesmo, suas posições, sendo esta a conduta mais adequada para respeitar os princípios do Estado Democrático de Direito.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Inicialmente gostaria de agradecer a comunidade por nos ter confiado mais um mandado como membro desta Casa de Leis. Agradecendo também a direção deste Jornal por esta oportunidade de mostrar a toda a comunidade nossa forma de atuar à frente do Legislativo Municipal e parabenizando o Diretor pelas brilhantes perguntas feitas, esperando ter correspondido às expectativas, assumindo um compromisso público de honrar a Câmara Municipal e elevando sempre seu nível de atuação frente às questões pública que lhe são colocadas, buscando sempre a aproximação desta Casa junto a toda a população local.

NOTA DA REDAÇÃO

Eis aqui outra nota de redação. Esta é a nota que gostamos de fazer. Nossas linhas, hoje, são de agradecimentos e de uma importante observação: é possível falar de política deixando de lado as paixões e o nocivo radicalismo com pessoas e imprensa.

Assim como os vereadores José Benedito, Adilson Mello, Paulo Vitor, Antônio Márcio e Francisco, o vereador Salvador aproveitou a oportunidade dada pelo jornal Argumento para mostrar um pouco de suas idéias, falar de seu trabalho.

Finalizamos esta nota de redação agradecendo novamente os vereadores acima citados por terem pensado a cidade e respeitado a inteligência dos leitores.

TÁ LIMPO, AMIZADE!

por Adriano de O. Duque

Para chegar no Sujo tem que passar pelo Encardido, seu irmão. E para conhecê-lo é preciso antes vencer, com carinhos, o Protozoário e o Micróbio, seus cães de guarda. Quem também mora lá é a gata de nome Bactéria.

Em meio a esta aparente ameaça à saúde e sob uma noite limpa, encontramos o Sujo dormindo feito um bacilo. Chamamos e uma luzinha acendeu, depois uma voz resmungou e, enfim, a porta fez barulho na tramela e foi se abrindo devagarzinho, não toda. Lá estava ele, desconfiado na porta entreaberta, querendo saber quem estava ali a querer, se não bastasse o apelido, ainda mais contaminá-lo. Motivo desta desconfiança, ele tem bons, mora sozinho, depois da Serra da Glória, um lugar não muito católico, ou, para esta crônica, melhor dizer não muito limpeza. Andam acontecendo umas coisas da pesada por lá. O sujo nos contou algumas. Falou de crimes bárbaros...

Logo que reconheceu a voz e a fisionomia das meninas, Rosana e Adriana, ele se deixou ver por todo e escancarou a porta. Daí em diante, foram só gentilezas, limpeza total. Mandou entrar, buscou copo para beber com a gente, acendeu o fogão de lenha para fritar um tira gosto e foi contando um pouco de sua vida. Falou como era bom morar ali, cultivar umas bananeiras, criar umas galinhas etc. Realmente, o lugar é muito bonito, uma quebrada de curva com sua casinha lá embaixo. Nessa percepção, tinha um céu todo estrelado, uma lua cheia e uma moita de bambu que, para dar um toque à lua, fazia um som meio filme de terror.

Sujo, apesar dos últimos acontecimentos violentos, estava em paz. E, de dentro desta paz, brincou afirmando que de sujo ali só havia o seu apelido, porque no mais era tudo limpinho. Nem precisava dizer isto, mas, com um apelido desses, achou melhor deixar tudo em pratos limpos, isto é, pratos, panelas, talheres, roupas, fala, olhar etc.

E foi assim que terminamos outra sexta-feira: num lugar longe dos bares; numa casa longe das outras; num céu longe do céu de lâmpadas da cidade.

E se lá era tudo limpinho, não foi preciso olhar fundo para saber o seu nome. Sujo, na verdade é Osmair, Osmar de pai, e Ir de, segundo ele, rodar por este país de meu Deus.

Governo volta a discutir Código Florestal na próxima semana

Pesquisa Valério M. Duque - Ibama.

O governo vai voltar a discutir na próxima quinta-feira (14) a reforma do Código Florestal Brasileiro. A informação foi dada pelo ministro Wagner Rossi (Agricultura).

O tema foi discutido ontem em uma reunião no Palácio do Planalto, que teve a presença de Wagner Rossi, Antonio Palocci (Casa Civil), Izabella Teixeira (Meio Ambiente) e Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário). Segundo Rossi, o balanço da reunião foi positivo.

“Houve um avanço muito grande. Acho que estamos muito próximos de um consenso possível. Claro que algumas questões pontuais terão de ir a voto. Cabe ao Congresso Nacional decidi-las”, explicou.

Perguntado se Palocci concorda com a votação do Código já na próxima semana, o ministro disse que isso não entrou em discussão. “Foi marcada uma nova reunião sobre pontos que foram levantados e para as quais cada um de nós vai buscar novos argumentos e informações. Isso para que possamos fechar os últimos pontos sobre os quais ainda há alguma divergência”, disse.

Na manhã de hoje ocorreu em Brasília um protesto com cerca de 30 organizações para pedir mudanças na proposta de Código Florestal em tramitação no Congresso. Um abaixo-assinado com mais de 100 mil assinaturas, segundo as organizações, foi entregue ao presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS).

Os grupos defendem propostas como tratamento diferenciado para a agricultura familiar, fim da anistia para desmatamentos feitos em áreas de preservação permanente até 2008 e redução no uso de agrotóxicos.

Na terça-feira, a CNA (Confederação Nacional da Agricultura) reuniu produtores rurais em Brasília para pedir a aprovação da proposta já apresentada pelo deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP).

Translate