SOS ARGUMENTO

O Argumento precisa de sua ajuda. Faça uma doação para a C/C 07212 6, Agência 4570, Banco Itaú.

Contato - jornalargumento@yahoo.com.br


7/15/2012

Notícias de Rio Preto

Nota de Pesar 
Francisco Silvino Guimarães, Sr. Chico Silvino. Uma vida de muito trabalho, alegria e causos. Causos da vaca que gastava dois retireiros para ordenhá-la e equilibrá-la, um de cada lado, senão ela tombava de tanto leite. Causos da lanterna do seu filho, o Antero, de tão boa que quando ele voltava na escuridão da noite, a serra virava um dia quando a lanterna passava seu facho luminoso.
O nosso adeus ao seu Chico Silvino, pessoa querida de todos.  

Ministéro Público fecha matadouro de Rio Preto 
O Ministério Público Federal fechou o matadouro de Rio Preto. E não foi só o de Rio Preto. Muitos outros matadouros estão na mira do Ministério Público. Afinal, esta é uma questão de saúde pública. As prefeituras têm obrigação legal de vigilância sanitária. O que quer dizer fiscalizar e também construir novas instalações para que os empresários (donos de açougue) possam trabalhar com limpeza e segurança e os consumidores possam ter um alimento de qualidade.
Os motivos para esta medida drástica e necessária foram fartamente verificados no matadouro de nossa cidade. Trata-se de uma construção antiga, com infraestrutura danificada (pisos e paredes estragados e falta de sistema de tratamento das águas servidas e dos dejetos).
Há também muitos prefeitos que não deixam essa situação extrema acontecer. Zelam pela saúde da população e pela saúde e segurança daqueles que trabalham com a venda de carnes. Um exemplo é a cidade mineira de Cataguases. A prefeitura dessa cidade, através de um convênio com o governo de Minas (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), está construindo um matadouro modelo.   

Prefeitura ou Casa-Grande*? 
O prefeito municipal de Rio Preto decidiu nomear a nova sede da Prefeitura de “Centro Administrativo Dr. Alberto Furtado Portugal”. O nome Prefeitura Municipal de Rio Preto, que antes indicava a sede do Poder Executivo, foi apagado e esquecido com esta sua decisão.
Justo agora que poderíamos destacar o nome de nossa Prefeitura pela localização central do prédio e sua estrutura moderna. Justo agora quando poderíamos mostrá-la a nossas crianças e visitantes com orgulho.
Jamais poderia ser permitido a um grupo político que administra a cidade batizar a prefeitura com um nome de sua escolha. E não importa o valor que este nome tenha, pois para a formação da comunidade todos de certa forma contribuíram ou contribuem.
As pessoas passam, mas as instituições é que devem durar. E a Prefeitura Municipal é uma de nossas principais instituições.
Quando crianças, assim que aprendíamos a ler, ao passar pelo prédio da prefeitura líamos o seu nome com uma mistura de respeito e curiosidade.
Aquele ato de ler e identificar o nome da prefeitura era parte do descobrimento de que vivíamos em comunidade. Pois hoje então, não podemos privar nossas crianças deste nome que representa nossa comunidade. Podemos imaginar o embaraço, a dúvida que terá um visitante ao procurar nossa Prefeitura e não encontrar o seu nome?
O espaço principal da administração em Rio Preto, o espaço que abriga o gabinete do prefeito, deve ser denominado Prefeitura Municipal de Rio Preto.
Alterar o nome da Prefeitura foi um ato que feriu cada um dos riopretanos e enfraqueceu nossa comunidade.
Leitor, participe dessa discussão. Vamos sair da apatia para melhorar a nossa cidade.
*Dicionário Aurélio. Casa-Grande. S. f. 1. Bras. No tempo da colônia ou do Império, casa senhorial brasileira, de engenho de açúcar ou de fazenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate