SOS ARGUMENTO

O Argumento precisa de sua ajuda. Faça uma doação para a C/C 07212 6, Agência 4570, Banco Itaú.

Contato - jornalargumento@yahoo.com.br


6/03/2011

EDITORIAL



 


foto: Leandro de O. Paço
  
Novamente, o jornal Aqui vem questionar o Argumento. Mais uma vez sai em defesa do mesmo vereador da situação. Por que tanta preocupação do vereador e do Aqui com o Argumento, para não falar ataques e perseguições?

No fundo, o que muito incomoda o vereador da situação, que fica sempre por trás das linhas do outro jornal, é o espaço democrático que foi dado a todos vereadores no jornal Argumento e no site de Rio Preto. Aliás, no site riopretano, os nossos vereadores não são meros formadores de opiniões, como o site da Câmara insiste em lhes tratar. No site de Rio Preto, cada vereador tem um espaço seu, um banco de informações onde estão suas ações e propostas. Nele, saberemos o que pensam os nossos legisladores sobre a Santa Casa, as entrevistas concedidas ao Argumento etc.

Sendo assim, o Argumento continuará entrevistando e dando espaço a todos os vereadores, sem discriminação. Ao contrário do jornal que nos questiona, o Argumento abre suas páginas para todos os vereadores. Será que os demais vereadores não existem para o outro jornal? Será que eles nunca serão entrevistados pelo outro jornal? Será que nunca poderão falar, por exemplo, sobre a Santa Casa, o meio ambiente, a fila que se forma pelas madrugadas em busca de uma consulta agendada (como se uma doença marcasse data para chegar), entre muitas outras questões de interesse da nossa municipalidade. Será que no outro jornal os nossos legisladores nunca poderão falar dos seus projetos? A qualificação do voto e, consequente melhora dos serviços públicos, como saúde e educação, passa pela vontade, capacidade e independência dos nossos políticos. Diante disso, um jornal que se preze deve buscar o debate político para os seus leitores, mas não ficar servindo a este ou aquele político.

Continuamos favoráveis e lutando pela abertura do site da Câmara. A notícia de que o site do nosso legislativo, construído com dinheiro público, continuará sendo controlado pelo ex-presidente da Câmara em muito nos entristece. Pois, sabemos que um vereador é muito mais do que um formador de opiniões. Vereador faz leis e fiscaliza os atos do Executivo, isto é, prefeito. E, sendo assim, deveria ter um espaço a altura, personalizado, a fim de que tenhamos um banco de informações sobre suas ações políticas. Esta seria uma prestação de contas eficiente, já que, repetimos, personalizada. Mas, pelo visto, o site continuará a não cumprir sua função mais importante, que é a de destacar o seu personagem principal: os vereadores.

O Argumento não persegue nenhum político, como afirma o Aqui. O Argumento, por ser um jornal independente do poder, noticia e desperta o senso crítico em seus leitores. Fato que preocupa alguns políticos, principalmente aqueles que passavam a imagem de defensores do dinheiro público. Estes, quando questionados, tentam, de todas maneiras, uma saída. Para isso, alegam perseguições, espalham boatos etc. Tentam de todo jeito nivelar o debate político por baixo. Neste jogo, os nossos leitores podem ficar despreocupados, nós não entraremos.

A foto acima mostra que não estamos aqui para perseguir nenhum político, mas noticiar e propor uma reflexão sobre os políticos que discursam uma coisa e, quando no poder, praticam outra. A foto mostra a enchedeira da prefeitura trabalhando no lote do vereador que se diz perseguido pelo Argumento. Sobre esta máquina, a prefeitura, inclusive, já noticiou que gastou muito dinheiro na sua recuperação. Com esta foto e com esta resposta, podemos dizer, primeiramente, aos leitores do Argumento e depois ao outro jornal e ao vereador que se diz perseguido, que isto não é perseguição, mas jornalismo independente. Como sabemos, a enchedeira pública é para obras públicas (estradas, pontes, escolas etc) e, fora da esfera pública, para pessoas carentes, sem condições de contratar uma máquina particular.

Se o poder não gosta do Argumento, paciência! Uma coisa é certa, os cofres públicos agradecem notícias como esta e a população, independente e conscientizada, também.

Finalizando, o poder é uma régua que nos mostra a verdadeira medida de cada um.

Ps. Em vez de utilizar o jornal Aqui para tentar passar a imagem de perseguido, seria mais transparente e leal se este vereador buscasse o Judiciário contra o Argumento. Assim, seria direto, isto é, apareceria publica e judicialmente contra o nosso jornal, deixando de ficar por trás das linhas do outro jornal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate