SOS ARGUMENTO

O Argumento precisa de sua ajuda. Faça uma doação para a C/C 07212 6, Agência 4570, Banco Itaú.

Contato - jornalargumento@yahoo.com.br


9/25/2010

NOSSA POLÍTICA

ENTREVISTA COM VEREADOR LEONARDO M. L. REIS.
1. O que o vereador acredita que possa ser feito para aumentar a renda e a geração de empregos em Rio Preto?
Resposta do Vereador Leonardo M. L. Reis.
Um conjunto de ações. Primeiro devemos pensar na educação e consequente preparação do cidadão (principalmente do jovem), para o mercado de trabalho. Para isso estamos viabilizando com o apoio conjunto do Secretário de estado Alberto Portugal e do deputado do PT, Reginaldo Lopes, a implantação de cursos profissionalizantes. Uma pessoa melhor qualificada tem mais oportunidades de emprego. Num segundo ponto devemos pensar concretamente no desenvolvimento turístico do Município. Sabemos que pelas nossas características essa parece ser a melhor saída para geração de renda, para possibilitar a circulação de dinheiro e para geração de empregos diretos e indiretos. Concomitantemente devemos viabilizar a implantação de pequenas e médias empresas na cidade, o que talvez gere um resultado mais rápido. A implantação do Plano Diretor Municipal também é fundamental.
2. O que o vereador acredita que possa ser feito para melhorar o meio ambiente em Rio Preto?
Resposta do Vereador Leonardo M. L. Reis
Preservar, conscientizar e agir. A preservação depende de cada um de nós. São atitudes simples do dia a dia que fazem a diferença. A conscientização é importantíssima. No final do ano 2000, com a construção da unidade de compostagem de lixo no Município, participei na iniciação de um trabalho de educação ambiental, ao qual, infelizmente não foi dada continuidade. Hoje recomeçamos do zero. A secretária de meio ambiente iniciou um trabalho junto às escolas e um novo projeto de educação ambiental, somado a implantação da coleta seletiva está em andamento. Vale ressaltar que Rio Preto ficou estagnado nos últimos anos no que diz respeito ao meio ambiente. Foi necessária inclusive, a recuperação da unidade de compostagem e consequente liberação das licenças que haviam sido caçadas (nota da redação: sic. palavras conforme o texto original), o que ainda não foi concluído. Temos projetos para o rio preto e esgoto em todo o Município.
3. Como o vereador avalia o desempenho da atual Administração, quais foram os principais acertos e o que ainda falta fazer?
Resposta do Vereador Leonardo M. L. Reis.
Muito há por fazer. O importante é que começou a ser feito. Com altos e baixos, avalio positivamente esse ano e meio de governo. Erramos na condução do governo de transição, que praticamente não existiu e fez muita falta. Isso, somado a crise mundial que diminuiu os repasses ao Município, fez com que o andamento de obras e projetos fosse diretamente afetado. Outro ponto que pesou contra nossa cidade foi a situação encontrada na Prefeitura. Até o mês passado estávamos tentando regularizar a prestação de contas e justificar a falta de contrapartida da maioria dos convênios anteriores a 2009. Entendo como principal acerto, a reestruturação da Prefeitura, principalmente ao proporcionar melhores condições de trabalho aos funcionários. Agora os projetos começaram a sair do papel e a expectativa é que muita coisa venha por aí. Devemos lembrar que em várias áreas já tivemos significativas melhoras.
4. Nunca na história de Rio Preto um Presidente da Câmara ganhou mais do que os outros vereadores. Hoje, inclusive com o voto do vereador, quem ocupa a Presidência da Câmara ganha mais dinheiro que os demais vereadores. Por que esta diferença de subsídios (salários) se o Legislativo continua com uma média de três reuniões por mês?
Resposta do vereador Leonardo M. L. Reis.
Nessa pergunta o jornal Argumento mostra uma peculiar desinformação. Vários ex-presidentes receberam mais que os outros vereadores. A emenda constitucional 19 regulamentou o assunto e a CMRP em 2008 (mandato passado), aprovou por unanimidade a Lei 1221/08. Hoje, essa diferença é de duzentos reais e destina-se à função representativa do Presidente. O povo sabe disso, por que como nunca antes na história de Rio Preto, a prestação de contas da Câmara é divulgada em praça pública. Está disponibilizada no site (www.cmrp.mg.gov.br), desenvolvido pela atual gestão. É também publicada no jornal “Aqui”. Alias é bom lembrar que, como nunca antes, a CMRP sob a nossa condução, realizou o primeiro concurso público de sua história, realizamos, ainda, a restauração e ampliação de nosso prédio, melhorando as condições de trabalho de todos. Estamos trabalhando. E muito.
Nota da Redação. Lamentável que esta prática e jeitinho de sempre tirar um pouquinho dos cofres públicos (Presidente ganhar mais do que os outros vereadores) tenha voltado na gestão do atual presidente, que inclusive votou a favor. Com relação a média de três reuniões por mês, não houve resposta.
5. Porque o site da Câmara não vem publicando as entrevistas com os vereadores (José Benedito, Adilson Mello, Antônio Márcio, Wellington Nacarate e José Teodoro), que foram veiculadas no jornal Argumento?
Resposta do vereador Leonardo M. L. Reis.
Ficamos surpresos com a tendenciosa e inverídica manchete do último nº. dessa publicação, que falava que o vereador não tem acesso ao site. Todos os vereadores tem acesso ao site, inclusive com senhas pessoais. Consideramos que a divulgação de matérias veiculadas nos variados jornais da cidade é de responsabilidade dos mesmos. Não cabe à CMRP divulgar tais matérias. Nosso site é um sucesso. Em apenas 6 meses de lançamento atingimos uma média de acessos muito boa. É um sonho realizado. Em agosto próximo apresentaremos uma pequena e já programada reformulação. Lançaremos um espaço para as localidades da cidade, um espaço para acompanhamento das obras da igreja, além de mais um espaço para os vereadores. Lá todos poderão externar suas opiniões e defender seus posicionamentos. Isso é transparência.
Nota da Redação. Se não cabe ao site da Câmara, que foi construído com dinheiro público, divulgar as opiniões e ações dos vereadores, caberia a qual veículo de informação?
6. Considerações finais.
Resposta do vereador Leonardo M. L. Reis.
Parabenizo o “Argumento” pela iniciativa, apesar do pouco espaço para as respostas. Parabenizo as matérias culturais, as ambientais, crônicas de nossos conterrâneos. Porém, lamentamos a falta de imparcialidade e critério do jornal na veiculação de algumas matérias, em especial as políticas. Eu, por exemplo, nunca fui procurado quando da veiculação de matérias referentes a mim ou à Câmara na minha gestão. Uma publicação imparcial deve ouvir todas as partes envolvidas na notícia. Ou não? Preferimos acreditar que o corte do pagamento mensal que a CMRP e a Prefeitura faziam ao site rio preto-mg (tb da propriedade do editor deste), não tenha sido o motivo de tamanha parcialidade em tais matérias. Trabalhamos para que Rio Preto se desenvolva. Tenho certeza que esse é o desejo de todos. Sonhar é preciso. Lutar para realizar esses sonhos é fundamental. Mãos à obra. Um forte abraço a todos.
Nota da Redação.
A Administração passada (Inácio) e esta (Edmar) nunca fizeram parceria com o site de Rio Preto, o que é uma pena, pois uma divulgação ampla do site da nossa cidade certamente aqueceria o comércio, traria dinheiro para o município e geraria empregos. Com relação a esta resposta, o vereador está mal informado ou agindo de má-fé.
Com relação a parceria que existia entre a Câmara e o site de Rio Preto, firmada na legislatura passada, a mesma foi feita através do vereador Antônio Márcio, que era presidente da Câmara e após renovada pelo vereador e Gilmar Duque, que passou a ser o presidente daquela casa. Ali, todos os vereadores, sem discriminação, tinham um espaço garantido para prestar suas contas. O atual site da Câmara, como é mantido com dinheiro público, deveria tomar a iniciativa de disponibilizar um espaço para repercutir as opiniões externadas pelos vereadores, não só no Argumento, mas em qualquer jornal da nossa cidade.
Com relação a falta de comunicação do Jornal com a Câmara, falada pelo vereador, notamos também que a atual presidência não comunica os eventos e acontecimentos da casa ao Jornal para possíveis publicações. Queremos acreditar que esta falha não tenha como fundo o fato de ser o Jornal Argumento o contraponto da notícia oficial.
Já o Jornal Argumento continua com a mesma linha. Desde a Administração passada (Inácio), a linha do Argumento é uma só: defender a coisa pública, isto é, dinheiro, obras, máquinas, empregos etc. Assim, o Argumento continua combatendo o uso do carro oficial em viagens particulares, o fim da Taxa de Iluminação Pública, entre outras bandeiras que também o vereador Léo Reis levantava quando estava na oposição e que agora, na situação, abandonou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate